Já está colocada no corredor da entrada principal da praça de toiros do Campo Pequeno (a porta grande por onde Marcos Bastinhas saíu triunfalmente em ombros na última quinta-feira) a placa que assinala a noite de homenagem à memória de Joaquim Bastinhas e onde se inscreve um extracto do voto de pesar pela sua morte aprovado na Assembleia da República a 4 de Janeiro deste ano:
"... a empatia que gerava com as bancadas, a alegria que transmitia em cada momento e a maneira como chegava ao público notabilizaram-no de forma ímpar".
A placa, que ao início da corrida foi descerrada na arena por Helena Nabeiro Tenório, viúva do saudoso Maestro de Elvas (foto ao lado), foi colocada mesmo ao lado das que assinalam a última actuação em Lisboa do famoso toureiro espanhol Manolo Bienvenida e a corrida que no ano passado ali se realizou em homenagem aos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura.
Até amanhã, domingo, está patente na entrada principal do Campo Pequeno a Exposição "O Nosso Joaquim Bastinhas", que evoca através de muitos objectos pessoais do famoso toureiro a sua gloriosa carreira nas arenas.
Fotos M. Alvarenga e Maria Mil-Homens