Inaugurada há 98 anos, a carismática praça de toiros de Alcochete nunca foi palco de uma alternativa. E esta foi "uma das razões que levou a empresa Toiros & Tauromaquia a apostar na corrida do próximo sábado, dia 22, não menosprezando, de todo, o valor e a raça com que o cavaleiro António Prates, que ali se vai doutorar, tem presenteado os aficionados em geral", diz-nos Margarida Cardoso, sócia da empresa.
E acrescenta:
"O próximo sábado é o concretizar de um sonho! Sonho este iniciado pelo nosso querido Pai, que apostou tudo no António, que muito o admirava e acarinhava como cavaleiro e como pessoa e que, sem dúvida, iria querer ser ele a organizar esta corrida da sua alternativa".
"A alternativa é o sonho de qualquer toureiro, mas esta é uma alternativa especial. Está a ser um sonho vivido entre o cavaleiro e a empresa com uma dedicação e um esforço unânimes", diz Margarida, considerando que "é um cartel de triunfadores, com um curro de toiros com a apresentação e o trapio que Alcochete exige e com dois grandes grupos de forcados, os Amadores de Alcochete e os Amadores de Coruche, que regressam a esta praça dez anos depois de também aqui terem triunfado".
E, a terminar:
"Os dados estão lançados para que seja um noite de sucesso. Esperamos que seja uma corrida de êxito para todos os intervenientes, mas com um carinho especial para o António Prates, porque esta vai ser sem dúvida a sua noite, a noite que vai ficar marcada na sua carreira. Vamos fazer história no próximo sábado em Alcochete!".
António Prates receberá a alternativa das mãos de seu pai, o antigo cavaleiro José Prates (que vai trajar de curto para doutorar o filho, sem contudo tourear, pelo menos à partida, mas não se afastando a hipótese de poder intervir num toiro), com o testemunho de António Ribeiro Telles e Francisco Palha e dos forcados Amadores de Coruche e Amadores de Alcochete, lidando-se seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria de António Charrua.
Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens