O conceituado crítico taurino espanhol Zabala de la Serna (foto de baixo) avançou ontem no diário "El Mundo" a composição definitiva dos cartéis da próxima Feira de Olivença, que celebra o seu 30º aniversário e se vai realizar no fim-de-semana de 4 a 6 de Março do próximo ano.
Os cartéis vão ser apresentados oficialmente na próxima sexta-feira 17 de Dezembro numa gala em Olivença que será conduzida pelo jornalista desportivo Roberto Gómez e contará com a presença do ex-seleccionador Vicente del Bosque.
A Feira de Olivença iniciou-se a 3 de Março de 1991 com uma corrida em que actuaram Emílio Muñoz, "El Litri" e "Jesulín de Ubrique" com toiros de Mari Carmen Camacho, passando desde então a constituir o primeiro importante ciclo taurino de cada temporada espanhola.
Em 2022 e como, aliás, já tinha sido noticiado, as grandes novidades são a encerrona de António Ferrera com seis toiros de Victorino Martín e a dupla presença de Morante de la Puebla, que estará em duas das três corridas. Os dois matadores comemoram no próximo ano o 25º aniversário das suas alternativas.
As grandes ausências, também referidas por Zabala de la Serna, são as do matador local Ginés Marín (triunfador da última Feira de Outono em Madrid), de Diego Urdiales, de Pablo Aguado e de Juan Ortega.
Pela parte que nos toca, cabe lamentar, um ano mais, a ausência de qualquer matador ou novilheiro português.
Faltando apenas concretizar as datas de cada espectáculo - duas corridas e uma novilhada -, que serão, como atrás escrevemos, nos dias 4, 5 e 6 de Março, Zabala de la Serna revela os cartéis:
- Novilhada de El Freixo para Raquel Martín (que debuta com picadores) e provavelmente Marcos Linares e Tristán Barroso (que também debutam com picadores).
- Corrida de Victoriano Martín para António Ferrera em solitário.
- Corrida de Nuñez del Cuvillo para Morante de la Puebla, José Maria Manzanares e Roca Rey.
- Corrida de Zalduendo para Morante de la Puebla, "El Juli" e Emílio de Justo.
Fotos M. Alvarenga e D.R.