terça-feira, 1 de junho de 2021

Arons de Carvalho ao jornal "i": "Nã há nada que proíba as touradas na RTP"

"Não há nada que proíba as touradas na RTP" - afirma Arons de Carvalho, representante do Governo no Conselho Geral Independente (CGI) da RTP, em declarações hoje ao jornal "i", com destaque de manchete na primeira página (em baixo).

Arons de Carvalho classifica como "exagerada" a polémica sobre o fim das touradas na RTP, depois de ontem ter surgido um documento assinado por 250 personalidades contra a transmissão de corridas de toiros no canal público, a contrapor o outro documento em que 125 personalidade (metade), entre as quais inúmeras figuras do Partido Socialista, se insurgiam contra o Governo pelo fim anunciado das touradas na RTP.

Arons de Carvalho esclarece, em declarações ao "i", que no novo contrato de concessão da RTP "não há nada que proíba expressamente as touradas", mas apenas "uma referência singela à defesa do bem-estar animal" e afirma: "Parece-me que toda esta polémica é baseada nesse boato".

Ao "i", Arons de Carvalho defende que cabe à Direcção de Programas do canal público fazer a "interpretação" do contrato de concessão e decidir se transmite ou não corridas de toiros, porque o contrato é "genérico".

O antigo jornalista e ex-secretário de Estado da Comunicação Social confessa que não gosta de touradas, mas admite que a RTP possa continuar a transmiti-las: "Não me choca que a RTP, fora do horário de maior acesso aos jovens, difunda programação deste tipo. Não há aqui nenhuma tentativa de censura por parte da RTP ou do Governo. Não há aqui nenhuma limitação à liberdade da comunicação social".

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e "i"