segunda-feira, 7 de junho de 2021

Colhida do forcado António Tomás: viveram-se momentos dramáticos ontem em Alcochete

Viveram-se ontem à tarde em Alcochete momentos dramáticos quando o valoroso e experiente forcado António Tomás, irmão do cabo dos Amadores de Coruche, José Macedo Tomás, ficou inconsciente e inerte na arena, depois de uma violenta e dura colhida quanto tentava pegar o quinto toiro da corrida, como os restantes pertencente à centenária ganadaria Palha.

Companheiros do grupo cobriram o corpo do forcado, temendo nova investida do potente toiro, ao mesmo tempo que entrava em praça o médico António Peças (antigo forcado do Aposento da Moita), bem como o enfermeiro que com ele ontem formava equipa na corrida de Alcochete, para socorrer o ferido.

António Tomás foi rapidamente retirado da arena em maca e levado para a enfermaria, onde viria, felizmente, a recuperar os sentidos. Examinado pelo Dr. Peças, regressou prontamente à trincheira e ao seio do seu grupo. Graças a Deus, tudo não passou de um desmaio. E de um grande susto.

O valente forcado foi dobrado por outro experiente elemento do grupo, Miguel Raposo, que consumou a pega na sua primeira intervenção.

O repórter estava lá - e aqui deixamos a sequência dos momentos angustiantes que se viveram na praça.

Já a seguir, não perca as sequências das seis pegas de ontem, consumadas com arrojo e brilhantismo pelos grupos de Amadores de Coruche e Amadores de Alcochete.

Fotos M. Alvarenga










Sequência dos momentos dramáticos vividos ontem em
Alcochete com a colhida do forcado António Tomás


Felizmente foi só um desmaio e depois de recuperar os
sentidos na enfermaria, onde foi assistido pelo Dr. Peças,
António Tomás regressou à trincheira. Na foto de cima, com
seu irmão José Tomás, cabo do Grupo de Coruche