quarta-feira, 9 de junho de 2021

Governo anuncia: a partir da próxima segunda-feira, espectáculos culturais podem terminar à uma da manhã

O Governo anunciou hoje no final do Conselho de Ministros que alarga até à 1 da manhã o horário para a realização de espectáculos culturais, incluindo os tauromáquicos, equiparando assim o horário ao da restauração - a partir já da próxima segunda-feira, 14 de Junho, dia em que entrarão em vigor as novas medidas de desconfinamento. Para já, esta alteração não se aplica a Lisboa e, nomeadamente, à praça de toiros do Campo Pequeno, uma vez que a capital não progride no desconfinamento dado o aumento de casos de covid-19. Uma nova avaliação será feita, em princípio, a 28 deste mês.

Segundo o comunicado desta tarde do Conselho de Ministros, a partir do dia 14 de Junho, nos concelhos que não se encontrem com restrições do desconfinamento, os “equipamentos culturais encerram à 01h00, ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir das 00:00h”.


No último Conselho de Ministros foi aprovada a realização de espectáculos culturais até à meia-noite, com 50% de lotação, em concelhos que não tenham uma incidência cumulativa superior aos 120 casos por 100 mil habitantes, ou 240 casos por 100 mil habitantes nos territórios de baixa densidade - que são maioritariamente aqueles em que se realizam mais corridas de toiros.


As novas regras foram apresentada pela ministra Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros desta quarta-feira.


Por esclarecer está ainda a obrigatoriedade de testar os espectadores 24 horas antes de cada espectáculo cultural, tema que foi igualmente abordado pela ministra esta tarde - mas que ainda ninguém percebeu muito bem se vai ser decretada e em que casos.


Foto D.R.