terça-feira, 8 de junho de 2021

Ou sim ou sopas! Santarém decide-se hoje

Diogo Palha, membro da dinâmica Associação Praça Maior, que gere a Monumental de Santarém, disse ontem à noite no Directo do site "Tauronews" que só durante o dia de hoje haverá uma decisão definitiva sobre se se realizam as duas corridas programas para a praça "Celestino Graça" para quinta-feira próxima e sábado ou se terão que ficar adiadas.

O antigo forcado disse ontem que "infelizmente ainda não temos notícias definitivas, mas temos uma luz ao fundo do túnel que é bastante mais brilhante do que era".

Recorde-se que a Autoridade Regional de Saúde emitiu sexta-feira passada um controverso parecer que reduz para 30% a lotação permitida da Monumental de Santarém (que estava estipulada pela IGAC em 50%), decisão esta que surgiu a menos de uma semana da realização da primeira corrida, que se realiza já nesta quinta-feira 10 de Junho e que tem a lotação esgotada há vários dias com cerca de 6.000 bilhetes vendidos.

Reduzir a lotação permitida para cerca de 4 mil lugares inviabiliza a realização do espectáculo, já que deixa a Associação Praça Maior sem qualquer hipótese de gerir quem entra e quem fica de fora.

Nesta primeira corrida estão anunciados os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, o matador espanhol "El Juli" e os forcados de Santarém e de Évora com toiros de Veiga Teixeira (para as lides a cavalo) e da ganadaria espanhola Garcigrande (para as lides a pé).

Para sábado 12 de Junho, na Corrida da CAP, está anunciado um mano-a-mano entre os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Moura Júnior, com toiros da ganadaria Dr. António Silva e os Amadores de Santarém a pegar em solitário.

Foto M. Alvarenga