domingo, 26 de junho de 2022

Chamusca, ontem: grandes Forcados para grandes toiros!

Triunfou o Aposento da Chamusca com duas grandes pegas
ao primeiro intento

Miguel Alvarenga - Duríssimos de roer, a pedirem contas, a "meterem mudanças", com uma força bruta, os toiros da temida ganadaria Prudêncio deram água pela barba os Forcados na corrida nocturna de ontem na Chamusca - em que se homenageou a memória da grande poetisa Maria Manuel (Mimela) Cid no centenário do seu nascimento e também os 400 anos da Santa Casa da Misericórdia local - e fizeram lembrar aquelas célebres Corridas das Vindimas em Almeirim nos anos 70 e 80, em que eram sempre o atractivo maior desses recordados espectáculos.

A título de curiosidade, nunca mais esqueci uma pega histórica de José Luis Gomes numa dessas tardes de Almeirim a um toiro de Prudêncio daqueles que metem medo ao susto - o mesmo José Luis Gomes que é agora empresário gestor da praça da Chamusca e ontem foi o promotor da corrida.

Pegaram ontem os Amadores de Lisboa (capitaneados por Pedro Maria Gomes), os Amadores da Chamusca (capitaneados por Nuno Marecos) e os Amadores do Aposento da Chamusca (capitaneados por Pedro Coelho dos Reis, que em Outubro se vai despedir das arenas nesta mesma praça), tendo sido este grupo o grande triunfador da noite, com duas pegas imponentes de Francisco Montoya (terceiro toiro) e João Saraiva (sexto).

Montoya, muito bem a recuar e a receber o toiro, o melhor da noite, superiormente lidado por Duarte Pinto e que se arrancou com alegria para o forcado a mais de meia praça, fechou-se para não mais sair aguentando uma carga brutal, com os companheiros a ajudarem magnificamente.

No último toiro, João Saraiva fez a pega da noite. Também muito bem a tourear a investida do toiro, reuniu na perfeição e aguentou estoicamente a dureza da investida, sem nunca sair, mesmo quando o animal se desviou do grupo e ele ficou sózinho na cara, fechado que nem uma lapa, até que os companheiros chegassem. Deu depois aplaudida volta à arena com o cavaleiro António Ribeiro Telles (filho) e o ganadeiro João Santos Andrade (premiado ontem também com volta à arena no terceiro toiro) e foi ainda sózinho ao centro receber outra calorosa ovação. Grande Forcado e enorme pega!

Os Amadores de Lisboa, frente a dois toiros duríssimos e que complicaram sempre (primeiro e quarto), não tiveram ontem a sorte do seu lado. Vitor Epifânio pegou o primeiro toiro da noite à terceira tentativa e com as ajudas carregadas, depois de nas suas duas primeiras intervenções ter sofrido violentos e perigosos derrotes, felizmente sem consequências de maior.

O quarto toiro da noite era um autêntico "comboio de força" daqueles que dão murros secos aos forcados e os projectam a enorme distância. O valente Daniel Batalha foi três vezes à cara do toiro, cheio de valor e coragem, mas acabou por ser sempre despejado e na terceira tentativa saíu lesionado e de maca. Assistido na enfermaria pela equipa médica que ontem prestava serviço na praça da Chamusca, foi transportado ao Hospital de Santarém, onde ficou em observação e, como noticiámos há momentos, teve alta às cinco da manhã, sem que se tenha verificado, felizmente, nenhuma lesão grave.

Foi dobrado por João Varanda, forcado experiente e consagrado, que na sua primeira tentativa foi também violentamente derrotado, acabando por consumar a pega na segunda, com excelente intervenção do primeiro ajuda e de todos os companheiros. O toiro foi assim pegado à quinta e o forcado não deu volta, como a não dera Epifânio. Noite dura para o Grupo de Lisboa, que esta tarde volta a pegar em Alcácer do Sal.

Pelos Amadores da Chamusca, também a contas com dois duros Prudêncios (segundo e quinto), pegaram Francisco Rocha e Bernardo Borges e lesionaram-se, na segunda pega da noite, os ajudas Daniel Carapinha e Manuel Natal, que ficaram também em observação no Hospital de Santarém.

Francisco Rocha pegou o segundo Prudêncio da noite à segunda tentativa, com uma fantástica intervenção do primeiro ajuda Luis Ribeiro, que depois o acompanhou e ao cavaleiro Rui Salvador, com todo o merecimento, numa aplaudida volta à arena. Na primeira tentativa sofreu duríssimos derrotes, sem nunca virar a cara, mas acabou por ser brutalmente despejado

A segunda pega do Grupo da Chamusca, ao quinto toiro da corrida, outro Prudêncio "à antiga", foi brilhantemente executada pelo valoroso forcado Bernardo Borges à terceira tentativa, após sofrer também derrotes violentos nas duas primeiras. Deu volta à arena, merecida. Já depois da corrida e como há momentos noticiámos, Bernardo Borges sentiu-se mal e foi também conduzido ao Hospital de Santarém, onde ainda está em observação, assim como os dois referidos companheiros do seu grupo que igualmente se lesionaram quando davam ajudas na segunda pega da noite.

Em suma, foram feitas pelos três grupos quinze tentativas para pegar os seis duros toiros de Prudêncio, mas os Forcados estiveram à altura e reafirmaram o velho ditado que é lei desta tão nobre e portuguesíssima arte de pegar toiros: para grandes toiros, grandes Forcados!

Fique agora com as sequências da seis pegas. O "Farpas" sempre na linha da frente - e diferente! - e sempre a começar as grandes reportagens das corridas dando o primeiro destaque aos Grandes Heróis da nossa Festa - os Forcados!

Fotos M. Alvarenga

Amadores de Lisboa pegaram primeiro toiro à terceira e quarto
à quinta
Amadores da Chamusca: segundo toiro pegado à segunda e
quinto à terceira






















Vitor Epifânio (Lisboa) pegou o primeiro Prudêncio da noite à
terceira tentativa















Francisco Rocha (Amad. Chamusca) consumou a segunda pega
da noite ao segundo intento com uma espectacular primeira
ajuda de Luis Ribeiro, que deu também merecida volta à arena











Pega enorme de Francisco Montoya, do Aposento
da Chamusca (brindada a Bernardo Cid), à primeira,
do duro terceiro Prudêncio da noite




























Quarta pega ao brutal Prudêncio que mais parecia um "comboio".
Daniel Batalha (Lisboa) foi três vezes à cara do toiro e saíu
lesionado, sendo dobrado por João Varanda, que pegou à
segunda (quinta) tentativa




















Outra rija pega dos Amadores da Chamusca (quinto toiro) por
Bernardo Borges, à terceira tentativa. O forcado está em
observação no Hospital de Santarém, depois de se ter sentido
mal no final da corrida











A grande pega da noite fê-la o valoroso João Saraiva, do
Aposento da Chamusca, ao último toiro da corrida