segunda-feira, 27 de junho de 2022

Dia 23 de Julho em Ferreiró (Vila do Conde) e depois em Baião: corridas de toiros voltam ao Norte

Luis Gusmão, presidente da associação Juntos Pelo Mundo
Rural, que promove o regresso das corridas de toiros ao
Norte do país - em Vila do Conde e em Baião

A aficion do Norte vai voltar a dignificar a Tauromaquia (que por lá teve sempre tanta tradição) e render homenagem ao público aficionado que costumava frequentar as praças de Viana do Castelo e Póvoa de Varzim, agora impedidas de receber espectáculos taurinos.

Por iniciativa da Associação Ibérica de Defesa da Caça, da Pesca, Tradições e Mundo Rural, mais conhecida por Juntos Pelo Mundo Rural, vão realizar-se duas corridas de toiros a Norte, a primeira já no próximo dia 23 de Julho no concelho de Vila do Conde, num terreno privado em Ferreiró, e a segunda em Baião, em data que mais para a frente será anunciada.

Luis Gusmão (foto de cima), presidente desta associação promotora dos dois espectáculos, referiu ao "Farpas" que "era preciso fazer alguma coisa para reviver a Tauromaquia a Norte e foram muitos dos nossos associados, que são aficionados e costumavam ir às praças de Viana e da Póvoa, que nos pediram para tomarmos esta iniciativa".

"A praça portátil vai ser instalada no início da próxima semana junto ao Largo da Trindade, em Ferreiró, que pertence à União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada, no concelho de Vila do Conde, num terreno privado, precisamente para não ferir susceptibilidades de ninguém e deixar mais confortáveis os autarcas, que deste modo ninguém pode acusar de estarem a apoiar a Tauromaquia cedendo um terreno para instalar a praça", diz-nos Luis Gusmão.

Entretanto, sairam para a rua notícias dando conta de que a Câmara de Vila do Conde iria indeferir os pedidos de licenciamento da praça e do espectáculo, o que, segundo o presidente da associação Juntos Pelo Mundo Rural, não corresponde à realidade.

"Essa notícia, anunciando a decisão de indeferir a legalização da nossa corrida, pode ter partido da autarquia, mas não do presidente da Câmara, que já deu a sua palavra ao presidente da União de Freguesias e ao Pároco de Ferreiró, de que não iria criar nenhumas complicações à realização da corrida. E aqui no Norte, palavra dada é palavra honrada, por isso estamos tranquilos. Temos tudo licenciado e aprovado e se houvesse algum impedimento seria sempre um impedimento político e nesse caso, iremos até às últimas consequências. Mas estamos tranquilos, não haverá problemas e a Tauromaquia vai voltar a ser dignificada no Norte, onde sempre teve grande tradição", esclarece Luis Gusmão.

A ajudar e apoiar estas duas organizações está o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, que é sócio da Juntos Pelo Mundo Rural e que, afirma Luis Gusmão, "é um nome sobejamente conhecido e credenciado no mundo tauromáquico e que não precisa de apresentações".

A primeira das duas corridas será já, como acima referimos, no próximo dia 23 de Julho em Ferreiró - cujo cartaz apresentamos aqui - e tem cartel formado por dois cavaleiros nortenhos, Gonçalo Fernandes e Soraia Costa, e pelo genial João Salgueiro da Costa, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores do Aposento da Moita e Amadores de Coimbra. Lidam-se toiros da ganadaria, também nortenha, de Santos Silva.

A segunda corrida vai realizar-se em Baião, em data e com cartel a anunciar em breve.

Foto D.R.