quinta-feira, 30 de junho de 2022

Núncio e Oliveira: jovens cavaleiros triunfaram ontem em Évora

Depois da corrida de sábado passado, que foi um sucesso de praça cheia, a Arena D'Évora foi ontem à tarde palco de uma novilhada popular (à portuguesa, sem toureio a pé... que outrora chegou a ter aqui a sua tradição) a favor da Associação dos Forcados Amadores de Évora.

Actuaram mano-a-mano os promissores cavaleiros praticantes António Núncio e Diogo Oliveira frente a novilhos-toiros, lidados por esta ordem, das ganadarias Murteira Grave, Branco Núncio, Passanha e Calejo Pires.

Um e outro estiveram em bom plano, sobretudo nas lides dos seus segundos novilhos, obtendo triunfos aplaudidos e demonstrando agradáveis progressos.

Pegaram as novas estrelas dos grupos de forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas. Este segundo grupo pegava pela primeira vez nesta praça e, ao início do espectáculo, o seu cabo, Luis Machado, fez a oferta de uma lembrança ao cabo do Grupo de Évora, João Pedro Oliveira.

As quatro pegas foram executadas ao primeiro intento. Por Évora pegaram Henrique Burguete e João Cristóvão e pelos elvenses foram caras João Restolho e Tomás Silva. Infelizmente e devido a uma avaria ocorrida no cartão da máquina do nosso companheiro José Canhoto, não foi possível obter fotos da segunda pega dos Amadores Académicos de Elvas, pelo que apresentamos as nossas desculpas ao Grupo e aos leitores.

No final da novilhada saíu à arena uma vaca para os mais novos experimentarem a arte do toureio e das pegas.

A novilhada foi bem dirigida por Agostinho Borges, que esteve assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana.

Fotos José Canhoto 




António Núncio, cavaleiro de dinastia célebre



Diogo Oliveira voltou a dar nas vistas
Académicos de Elvas pegavam pela primeira vez em Évora e
ofereceram lembrança ao grupo anfitrião



A primeira pega do Grupo de Évora foi consumada por
Henrique Burguete



João Cristóvão na segunda pega dos Amadores de Évora



João Restolho fez a primeira pega dos Académicos de Elvas.
A segunda foi consumada por Tomás Silva
Final feliz: o GFA de Évora e a pequenada, aficionados e forcados
do futuro!