domingo, 26 de junho de 2022

O fotógrafo estava lá: Cachapim & Catarina, momentos especiais ontem na Chamusca

O fotógrafo estava lá! E à reportagem do "Farpas" não escapa nadinha. Aqui ficam algumas chapas que retratam dois momentos curiosos apanhados ontem durante a corrida da Chamusca.

Primeiro: o apoderado e mais que consagrado empresário José Manuel Ferreira Paulo, que todos conhecem por Cachapim, caçado ontem na trincheira, enquanto toureava o seu Salgueirinho... de bandarilhas em guarda, não fosse o diabo tecê-las...

Ainda imaginámos que, uma vez que a (perigosíssima e nada aconselhável...) trincheira da praça da Chamusca não tem um único burladero onde os transeuntes se possam resguardar, o nosso amigo Cachapim se salvaguardara com duas farpas, não fosse algum dos Prudêncios saltar as tábuas e assim estava preparado para um quite...

Mas, não. Cachapim explicou-se: "Não me caiem os parentes na lama por também ajudar e fazer de moço de espadas. Vocês conhecem-me há anos! O que se passou foi que o moço de espadas do Janeca (Salgueiro da Costa) não pôde ontem estar presente e, como sabem, os Salgueiro sempre usaram os seus próprios ferros de côr azul e branca. E como os ferros não dos funcionários das bandarilhas de serviço à praça, recusaram-se a ser eles a entregá-los ao cavaleiro. E não fui de modas, tratei eu mesmo disso!". Ora bem!

Maldosos os que diziam que o Cachapim ontem à noite também fazia parte da equipa de embolação e bandarilhas...

As outras fotos (em baixo) retratam os momentos de sofrimento de uma Mãe de um Toureiro enquanto o filho estava em praça. Fotografámos Catarina Ribeiro Telles (que foi brindada pelos cavaleiros Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes, em memória de sua Avó, a grande poetisa Maria Manuel Cid, que ontem se homenageou a título póstumo, pelo centenário do seu nascimento), Mulher de António Ribeiro Telles e Mãe do também jovem cavaleiro António R. Telles, enquanto este iniciava a sua actuação, frente ao último toiro da corrida, um potente e bravo Prudêncio com 590 quilos, com o qual obteve um excelente triunfo.

Mas de início e enquanto a lide e o triunfo não cresciam, nas primeiras impressões, Catarina tapou a cara e viveu na bancada momentos de angústia - próprios de uma Mãe.

Poucos repararam. O "Farpas" estava atento.

Fotos M. Alvarenga