segunda-feira, 27 de junho de 2022

Grande tarde dos Forcados em Évora e emotiva homenagem ao "Grande Chefe" João Pedro Oliveira

A praça de toiros de Évora encheu na tarde do passado sábado e o público vibrou de entusiasmo nesta corrida de São Pedro em que se homenageava a memória do saudoso antigo cabo dos forcados locais, João Pedro Oliveira, o "Grande Chefe" - como era tratado.

A corrida foi de êxito enorme para o glorioso GFA de Évora, com algumas pegas a cargo de antigas glórias. O primeiro toiro - de Romão Tenório, como os restantes - foi pegado à primeira pelo cabo João Pedro Oliveira, filho do homenageado. Para a cara do segundo toiro foi Miguel Sotero, recordado forcado que brilhou nos anos 90, que consumou também à primeira tentativa. O antigo cabo António Alfacinha pegou o terceiro à primeira, com a arte e a técnica de sempre. Francisco Garcia foi o forcado de cara no terceiro toiro, o mais complicado da tarde, consumando à terceira. Os dois últimos toiros foram pegados, respectivamente, por Gonçalo Pires e José Maria Caeiro, ambos ao primeiro intento.

No que aos cavaleiros diz respeito e segundo Miguel Ortega Cláudio no site "Tauronews", Marcos Bastinhas teve uma "lide intermitente" no primeiro toiro e esteve depois "superior" frente ao quarto da ordem.

Miguel Moura obteve um "grande triunfo" no segundo toiro da tarde e lidou depois o pior toiro em quinto lugar, tendo uma "lide esforçada".

O rejoneador espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza foi, segundo Ortega Cláudio, o grande triunfador da corrida, "levando o público a levantar-se das bancadas" na primeira lide e repetindo depois o triunfo na lide do sexto toiro.

A corrida foi dirigida por Maria Florindo, que esteve assessorada pelo médico veterinário Carlos Santos.

Fotos José Canhoto

Marcos Bastinhas
Miguel Moura
Guillermo Hermoso de Mendoza