segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Augusto Gomes Júnior nasceu há 109 anos

A última faena, em 1999... com 86 anos

Foi pioneiro dos toureiros a pé nacionais e o primeiro que actuou de luces, como novilheiro, em Espanha. Esteve para ser o nosso primeiro matador de toiros em 1947, mas uma cornada adiou-lhe a alternativa e acabou por ser o segundo, recebendo-a cinco meses depois de Diamantino Vizeu

Acabou por renunciar à alternativa e foi destacado bandarilheiro e um dos homens de confiança do cavaleiro José Mestre Batista. Ensinou e formou toureiros - entre os quais José Trincheira e Amadeu dos Anjos - e foi ainda conceituado director de corridas. Augusto Gomes Júnior faria hoje 109 anos. Morreu com 100 em 2014.

Augusto Gomes Júnior nasceu no Montijo em 19 de Dezembro de 1913, estreou-se como bandarilheiro amador no ano de 1936 na praça do Sobral de Monte Agraço e tomou a alternativa no ano seguinte no Campo Pequeno.


Em 1938 apresentou-se no Campo Pequeno já como novilheiro e no início da década de 40 estabeleceu-se em Espanha disposto a tomar a alternativa de matador de toiros. A 21 de Junho de 1942 toureou como novilheiro em Pamplona, sendo o primeiro português a fazê-lo, mas uma grave cornada sofrida em Tafalla obrigou-o a um interregno de quatro anos e impediu-o de ser o primeiro português a receber a alternativa de matador de toiros, que acabou por ser Diamantino Vizeu a 23 de Março de 1947 em Barcelona.


Augusto Gomes recebeu a alternativa cinco meses mais tarde, em Constantina (Espanha), a 10 de Agosto desse mesmo ano de 1947, precisamente dezoito dias antes de "Manolete" morrer em Linares. O grande António Bienvenida foi o seu padrinho de alternativa e os toiros pertenciam à ganadaria Natera.


Um ano antes da alternativa, em 1946, já se apresentara em Madrid, tendo sido também o primeiro espada português a estoquear um toiro nessa praça. Toureou e triunfou no Perú, na Colômbia, na Venezuela, em Angola e em Macau, mas no ano de 1951 decidiu renunciar à alternativa de matador de toiros, regressando à categoria de bandarilheiro, chegando a integrar durante muitas épocas a quadrilha do famoso cavaleiro José Mestre Batista.

 

Ensinou a sua arte a muitos jovens candidatos a toureiros na desaparecida Escola Arena, que funcionou em Lisboa. Posteriormente, foi um competente director de corridas. Em 1999, com 86 anos de idade, ainda toureou num festejo na praça alentejana da Granja.


Augusto Gomes Júnior era pai do antigo cabo dos Forcados Amadores de LisboaJosé Luis Gomes e avô do matador de toiros Manuel Dias Gomes e dos forcados Pedro Maria Gomes (actual cabo do Grupo de Lisboa) e Gonçalo Maria Gomes e também da jovem e grande aficionada Madalena Dias Gomes.


Augusto Gomes Júnior morreu com 100 anos em Lisboa, a 3 de Outubro de 2014.


Recordamos a sua memória e rendemos homenagem a uma das maiores personalidades do mundo português da tauromaquia do último século.


Fotos D.R.