sábado, 24 de dezembro de 2022

Feira de Olivença um ano mais sem matadores portugueses

A Fusión Internacional por la Tauromaquia (FIT), empresa mexicana que gere a praça de Olivença (e também a de Badajoz), apresentou ontem no Hotel Olivença Palácio os atractivos e bem rematados cartéis da sua Feira Taurina, em Março (dias 3, 4 e 5), composta por uma novilhada com picadores e três corridas de toiros, uma delas mistas e com a presença do rejoneador Diego Ventura, que enfrentará dois toiros da ganadaria lusa de Maria Guiomar Cortes de Moura.

Lamentavelmente, um ano mais, a Feira de Olivença prima pela ausência de matadores de toiros portugueses - num momento em que temos outra vez um bom naipe de intérpretes do toureio a pé e sobretudo depois de "Juanito" ter sido recentemente distinguido como melhor toureiro de 2022 na Extremadura.

O acto de apresentação dos cartéis reuniu muito público e as autoridades locais, tendo sido apresentado pelo jornalista Enrique Romero (foto de cima), do Canal Sur. Presentes o presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Vara, o alcalde de Olivença, Manuel González Andrade, o vice-presidente da Diputación de Badajoz, Ramón Romero e o gerente da empresa, o nosso bem conhecido José Cutiño.

A ilustração do cartel (em baixo) é do artista local Pérez Indiano. E os cartéis são aqueles que, na generalidade, eram já conhecidos da opinião pública:

- 6ª feira, 3 de Março - Novilhos de Talavante para Carlos Domínguez, Sérgio Sánchez e Tristán Barroso.

- Sábado, 4 - Toiros de Domingo Hernández e Garcigrande para "El Juli", Alejandro Talavante e Emílio de Justo.

- Domingo, 5 (matinal) - Toiros de Guiomar Cortes de Moura (para as lides a cavalo) e de Victorino Martín (para as lides a pé) para Diego Ventura e os matadores António Ferrera e Leo Valadez.

- Domingo, 5 (à tarde) - Toiros de Nuñez del Cuvillo para José Maria Manzanares, Roca Rey e Pablo Aguado.

Foto aplausos.es