quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

"El Juli" e Morante: os nomes de que se fala para as Sanjoaninas/2023

Embora ainda sem confirmação oficial por parte da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, organizadora das corridas da tradicional Feira de São João na Ilha Terceira - em Junho do próximo ano -, o crítico taurino local Mário Aguiar Rodrigues avança ontem no "Diário Insular" que Morante de la Puebla "será nome grande na Feira das Sanjoaninas em 2023". E adianta ainda que outro dos nomes de que se fala para a corrida mista é o de Julián López "El Juli".

"Já se fala de Morante, já se fala de Julián López 'El Juli', já se fala dos Telles, já se fala de João Pedro Silva. É verdade. A Feira Taurina das Sanjoaninas de 2023 já está na ordem do dia" - escreve Mário Rodrigues.

No seu artigo de ontem no "Diário Insular" (que reproduzimos em baixo, com a devida vénia), Mário Rodrigues destaca como figuras do ano 2022 o matador de toiros Morante de la Puebla e o bandarilheiro terceirense João Pedro Silva, que refere como "do melhor que a Terceira tem no mundo da tauromaquia", relembrando que este ano "esteve competente em Las Ventas, a mais famosa praça de toiros do mundo", onde debutou e actuou em duas tardes, tendo sido calorosamente aplaudido pelo público de montera em mão depois do seus grandes pares de bandarilhas.

Para a Feira das Sanjoaninas/2023, como já aqui referimos, foram já confirmadas pela Tertúlia Terceirense as presenças dos cavaleiros António Ribeiro Telles, de seu filho António (que se estreia nos Açores já com a alternativa) e de Francisco Palha, bem como dos cavaleiros (irmãos) locais Tiago PamplonaJoão Pamplona.

A feira estará composta por três corridas, duas à portuguesa e uma mista - onde, anuncia agora Mário Rodrigues, poderão estar "El Juli" e Morante de la Puebla.

Aguardemos pela confirmação da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Fotos Arjona e D.R.