sábado, 24 de dezembro de 2022

Rui Fernandes: "Mundotoro" destaca "a classe de um maestro português"

O site espanhol "Mundotoro" dá hoje grande destaque à "superação de Rui Fernandes, a classe de um maestro português", salientando que "às portas de cumprir 25 anos de alternativa, assinou uma temporada exemplar nas grandes praças que pisou".

O site recorda que o cavaleiro luso cumprirá em 2023 os seus 25 anos de alternativa e também de presença continuada em Espanha e França, o que constitui "todo um marco para um toureiro a cavalo que é uma referência e um maestro no classicismo, numa tauromaquia que soube ir adaptando num quarto de século à evolução do toiro para rejoneio e que combina a essência e a elegância da tauromaquia portuguesa com as regras de identidade do rejoneio espanhol: um equilíbrio entre a classe, a expressão e a entrega".

Um louvor merecido e justo a um cavaleiro de excepção que, infelizmente, continua a tourear pouco no seu país, apesar de marcar a diferença sempre que por cá passa, como esta temporada aconteceu no Cartaxo (foto de cima), em Santarém, em Coruche e no Montijo.

O mundotoro.com refere que Rui Fernandes toureou 28 tardes em 2022, "um alarde de superação, uma vez que iniciou a temporada diminuído fisicamente" (sofrera uma queda no México em Dezembro) e conseguiu terminá-la em Zaragoza com "uma faena carregada de beleza e criatividade".

Rui Fernandes iniciará a sua campanha no próximo ano toureando  a 12 de Março na corrida de rejoneio da Feira de Illescas (Toledo) ao lado de Diego Ventura e Guillermo Hermoso de Mendoza (cartaz em baixo).

Foto M. Alvarenga