terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Funeral de José Manuel Pinto amanhã em Vilar Pinheiro (Vila do Conde)

José Manuel Pinto (ao meio) em 2012 num evento no Clube
Taurino Vilafranquense, com o crítico João Mascarenhas e o
matador de toiros Armando Soares

O corpo do matador de toiros José Manuel Pinto, que morreu esta noite vítima de um acidente vascular cerebral, estará em câmara ardente hoje a partir das 18h30 na Igreja de Vilar Pinheiro, a localidade onde morava, em Vila do Conde, onde terá lugar o velório. O funeral realiza-se amanhã, às 15h00, para o cemitério local.

José Manuel Pinto tinha 77 anos e foi o 18º matador de toiros português, tomando a alternativa em Cáceres (Espanha) em 19 de Agosto de 1973, apadrinhado pelo mítico António Bienvenida, com o testemunho de José Luis Parada.

O antigo matador de toiros, que viveu muitos anos na Califórnia - onde foi um dos pioneiros da realização de corridas de toiros e onde residem os seus três filhos -, era natural das Caldas da Rainha e iniciou-se na profissão na década de 60 com o apoio e os ensinamentos do saudoso Armando Soares. Toureou pela última vez em Portugal na temporada de 1988.

Em baixo, o cartaz de uma corrida realizada no ano de 1974 no Estádio das Antas no Porto, a favor da construção da sede do Futebol Clube do Porto, onde José Manuel Pinto (cuja foto não aparece no programa) actuou ao lado de Mário Coelho, dos cavaleiros Afonso Maldonado Cortes e José João Zoio e dos forcados Amadores do Ribatejo, então capitaneados por Rui Souto Barreiros.

Que em paz descanse.

Foto D.R.