quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

México: Marco José dá a alternativa ao 13º toureiro de Yucatán

Domingo em Motul: Marco José dá a alternativa ao rejoneador
mexicano David Cesa (em, baixo)

Doze anos depois de se ter estreado no México - a 20 de Novembro de 2010 em Tlahuelilpan, numa corrida de homenagem ao saudoso forcado João Nunes Patinhas -, o cavaleiro Marco José volta a tourear neste país no próximo domingo, primeiro dia do ano de 2023, na Monumental "Avilés" em Motul, onde vai conceder a alternativa ao rejoneador David Cesa (foto de cima), o 13º toureiro oriundo de Yucatán a tornar-se profissional.

Desde 1926, em que tomou a alternativa o matador local Manuel Gómez Blanco, tornaram-se profissionais doze toureiros naturais deste Estado mexicano: dois rejoneadores (Fernández Madera, que recebeu a alternativa. em 1 de Janeiro de 2006 apadrinhado por Enrique Fraga) e Cuauhtémoc Ayala (doutorado a 1 de Janeiro de 2016 com Rodrigo Santos como padrinho), ambos na praça de Mérida; e dez matadores de toiros.    

Na corrida do próximo domingo em Motul, Marco José reparte cartel com os rejoneadores Luis PimentelCuauhtémoc Ayala e David Cesa e com os forcados Amadores de México, lidando-se seis toiros das ganadarias Olivares e Manuel Macías (cartaz em baixo).

Fotos M. Alvarenga e altoromexico.com