terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Vítima de AVC, aos 77 anos: morreu o matador de toiros José Manuel Pinto

Vítima de um acidente vascular cerebral sofrido ontem, morreu esta noite no Hospital de Vila do Conde o matador de toiros José Manuel Pinto. Tinha 77 anos.

Natural das Caldas da Rainha, onde nasceu a 16 de Março de 1945, José Manuel Pinto estreou-se como novilheiro praticante a 2 de Outubro de 1962, radicando-se depois em Sevilha, onde junto de Armando Soares inicia a sua actividade, apoderado por Curro Chaves, debutando com picadores em Agosto de 1965.

Tomou a alternativa de matador de toiros na praça espanhola de Cáceres em 19 de Agosto de 1973 apadrinhado pelo lendário António Bienvenida, com o testemunho do sevilhano José Luis Parada, lidando o toiro "Chiquero" da ganadaria de Maria Teresa Mahou.

Ao longo de 35 anos, actuou nos quatro cantos do mundo: Portugal, Espanha, México, Colômbia, PeruEquador e Estados Unidos da América (Califórnia), chegando a ser também proprietário de uma ganadaria.

No final da década de 70 casa com uma senhora luso-americana, tem três filhos e ruma à Califórnia, onde se estabelece, continuando a tourear. Foi mesmo um dos pioneiros da organização de corridas de toiros nesse Estado americano, onde realizou os primeiros festejos taurinos numa praça portátil que comprou em Portugal.

Nos anos 80 regressa a Portugal, onde toureia várias corridas, as últimas das quais no ano de 1988. Regressa de novo à Califórnia e, há poucos anos, volta definitivamente para o seu país, vivendo primeira na Chamusca e ultimamente numa aldeia próxima de Vila do Conde - onde amanhã à tarde se realizará o funeral.

José Manuel Pinto sofria nos últimos tempos de vários problemas de saúde. 

A toda a Família enlutada, em particular a sua Mulher e filhos, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.

José Manuel Pinto há uns anos, num convívio de Maestros, com
os saudosos Mário Coelho e Armando Soares