quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Presidente da Colômbia ameaça proibir seguimento da Feira de Cali se Marco Pérez tourear esta 5ª feira

Gustavo Petro, Presidente da Colômbia, ameaçou proibir o decurso da Feira do Senhor dos Cristais em Cali (que decorre desde o passado dia 25 e até à próxima sexta-feira, dia 30) caso toureassem amanhã o novilheiro espanhol Marco Pérez (foto de cima) e a rejoneadora Mariana Pineda, por serem menores.

Estão ambos anunciado no festival taurino desta quinta-feira ao lado dos matadores Gitanillo de América, António Ferrera, Luis Bolívar e Joselito Adame, mas já não vão tourear.

O empresário espanhol Alberto García (da empresa Tauroemoción, promotora da Feira de Cali), lamentou "a ameaça anti-taurina" do Governo de Petro e lembrou que "existe uma normativa taurina nacional na Colômbia que permite aos menores de 15 anos participarem sempre que seja com dois novilhos e tenham a autorização dos pais, como é o caso, em que temos tudo autorizado e legalizado".

A Feira de Cali - que é presidida um ano mais pelo português José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" - vai seguir em frente com a realização dos espectáculos anunciados, até sexta-feira, mas sem Marco Pérez e Mariana Pineda no festejo de amanhã.

Fotos D.R.