sexta-feira, 27 de março de 2009

Empresa da Moita nega "vingança do chinês" contra Bolota


Para acabar de vez com a polémica e depois de aqui termos considerado que a apresentação de Álvarito Bronze num festival da Moita no mesmo dia em que se realiza a corrida da Liga dos Bombeiros no Montijo (sábado, 23 de Maio) constituía a "vingança do chinês" da empresa da Moita contra a do Montijo, acabamos de receber da empresa "TopToiros", concessionária da arena moitense, o comunicado que a seguir publicamos na íntegra:

"- A Feira da Moita existe há mais de 50 anos no quarto fim-de-semana de Maio.
- Existe no contrato de exploração da praça uma cláusula que nos obriga à realização de uma corrida de toiros e de uma novilhada no fim-de-semana da Feira de Maio.
- A novilhada existe para essencialmente divulgar os valores da Moita, mas como infelizmente a escola de toureio está a arrancar de novo e agora não existem valores para podermos divulgar, pedimos autorização à sociedade proprietária para realizarmos outro tipo de espectáculo.
- Sabendo nós que o Salão Paroquial da Igreja da Moita precisa de obras, foi por nós solicitado a realização de um festival para angariar receita de forma a podermos ajudar a referida obra.
- O porquê do cartel escolhido, como todos sabemos é mais fácil alguém tornar-se figura e triunfar sendo filho ou familiar de uma grande figura ou então tendo uma grande capacidade financeira. A empresa TopToiros sempre tentou ajudar potenciais figuras da tauromaquia que não pertencem às situações acima definidas, sendo até acusados de realizarmos "corridas da 2ª divisão". Se analisarmos e salvo algumas excepções, verificamos que os grandes equitadores que trabalham por conta própria ou para grandes figuras são antigos cavaleiros amadores, praticantes e até antigos cavaleiros de alternativa que não tiveram oportunidades de serem conhecidos e assim triunfarem.
- Pelo que atrás ficou dito, pensamos que fica claro que não existe qualquer tipo de vingança ou guerra, mas sim a continuação de uma estratégia, o cumprir com as obrigações a que estamos sujeitos, mas acima de tudo, cumprir com a tradição".

Embora o comunicado da "TopToiros", pouco explícito nesse aspecto, o não refira, adiantamos que vem a propósito do festival anunciado para 23 de Maio para a Moita, com a presença do cavaleiro montijense Álvarito Bronze (notícia adiantada ontem em primeiríssima mão aqui no "Farpas Blogue") e cujo cartel é ainda composto pelos cavaleiros José Prates, Tito Semedo, Pedro Salvador, o praticante Nelson Limas e o amador João Maria Branco, bem como pelos grupos de forcados Amadores da Moita, do Montijo e de São Manços, com novilhos do Engº António Silva.
Nesse mesmo dia, na Monumental do Montijo, a empresa "Aplaudir" realiza a II Corrida da Lia dos Bombeiros, com os cavaleiros Luis Rouxinol, Sónia Matias e Gilberto Filipe, toiros de Pinto Barreiros, Forcados da Tertúlia do Montijo e outro grupo a anunciar.

Foto Emílio