sexta-feira, 27 de março de 2009

Especial/Última Hora - "Animal" ganha: tourada de Braga por um canudo...



O presidente da Câmara Municipal de Braga, Engº Mesquita Machado (foto da esquerda), oficializou hoje a proibição da realização da corrida de toiros que estava anunciada para 20 de Junho na cidade dos Arcebispos, depois de altamente pressionado por milhares de e-mails enviados pela associação "Animal" e afins. Da parte dos (ditos) taurinos nacionais, a reacção foi praticamente nula, como é tradicional, permitindo mais esta vitória a Norte dos anti-taurinos, que vem na sequência do aunciado derrube da praça de Viana do Castelo, eleita primeira cidade anti-taurina de Portugal.
João Oliveira (foto da direita), organizador da corrida que ficámos a ver por um canudo (à boa moda bracarense...) esteve hoje reunido com Mesquita Machado e espera da Câmara, até à próxima terça-feira, uma proposta de indemnização pelos gastos já tidos com a montagem do cartel, uma vez que tem em sua posse documentos que comprometem a autarquia: não apenas uma autorização e cedência de espaço para a realização da corrida, como ainda um ofício da Comissão de Festas que integrava a tourada no seu programa. Caso não obtenha uma compensação da Câmara, Oliveira ameaça avançar para tribunal.
Os cavaleiros Rui Fernandes, Ana Batista e Filipe Gonçalves, bem como os Forcados de Cuba, já estavam contratados para esta corrida e João Oliveira contou, na sua organização, com o apoio do empresário Inácio Ramos Júnior.
Oliveira declarou ao "Farpas" que "o Engº Mesquita Machado disse nada ter contra as touradas, justificando apenas esta proibição por ter sido alvo de imensa pressão, através de mensagens contra a realização do espectáculo, por parte de associações anti-taurinas, que nas últimas semanas inundaram os computadores da autarquia, não havendo em contrapartida reacção de apoio por parte dos aficionados, ou se houve, foi insignificante...".
Esta machadada a Norte na Festa deixa agora em perigo, também, as tradicionais corridas da Póvoa de Varzim, entre as quais a da RTP/Norte, agendada pelo empresário Manuel Gonçalves para 26 de Julho...

Fotos D.R. e Emílio