domingo, 29 de março de 2009

Sommer D'Andrade fractura perna


O cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade sofreu ontem uma queda na sua Herdade de Barbacena (Elvas), de que resultou fractura numa perna - o que deve agora comprometer a sua actuação no próximo dia 11 de Abril no festival da Terrugem, onde se presta homenagem a Francisco Palha Botelho Neves e de cujo cartel o veterano cavaleiro era cabeça de cartaz.
Embora não muito grave, a lesão pode obrigar Sommer D'Andrade e ser alvo de uma intervenção cirúrgica durante os próximos dias.
Natural de Lisboa e filho do famoso mestre de equitação Engº Fernando Sommer D'Andrade (autor de várias obras sobre a nobre arte de cavalgar em toda a sela), José Luis Sommer D'Andrade, de 61 anos, tomou a sua alternativa no Campo Pequeno em 4 de Junho de 1970, na corrida que inaugurou esse ano as nocturnas da Monumental de Lisboa. Teve Mestre David Ribeiro Telles por padrinho e como testemunhas actuaram Vitor Ribeiro (pai), Fernando Andrade Salgueiro e o então amador D. José João Zoio. Lidaram-se toiros de Fernando Sommer D'Andrade e pegaram os Forcados do Ribatejo e os Académicos de Vila Franca de Xira, que eram comandados respectivamente por Júlio Parente de Almeida e Miguel Palha Van Zeller.
Mesmo retirado das arenas há vários anos, Sommer D'Andrade nunca deixou de actuar em festivais, o último dos quais no final da temporada passada em Alcochete (despedida do bandarilheiro Salvador Taborda), onde voltou a recordar os seus dotes de bom toureiro clássico.
A equipa do "Farpas" deseja-lhe rápido restabelecimento.

Foto Emílio