domingo, 29 de março de 2009

Tarde dura em Salvaterra: "sopa de corno" na forcadagem


Duríssima, a corrida espanhola da ganadaria Arucci lidada esta tarde em Salvaterra de Magos causou estragos nos dois grupos de forcados - Azambuja e Salvaterra - recolhendo vários elementos à enfermaria e dois toiros aos curros (um por cada agrupamento) sem chegarem a ser pegados, "vivos" como se diz na gíria. Felizmente, não há a registar ferimentos de gravidade nos forcados acidentados.
A praça de Salvaterra registou três quartos preenchidos da sua lotação e os três cavaleiros não tiveram tarefa fácil face à dureza dos toiros espanhóis, que registaram pesos superiores aos 500 quilos e dois deles ultrapassaram mesmo os 600. Irra!
João Salgueiro exibiu-se ao seu estilo, sem contudo repetir o êxito de Alcochete, mais por falta de colaboração dos toiros que por vontade ou talento seu; João Telles Júnior, que iniciou a temporada embalado por êxitos sonantes em Espanha e em Santarém, brilhou sobretudo no segundo do seu lote, podendo dizer-se que, dos três, foi o que mais se destacou esta tarde; e Francisco Palha (na foto), a quem tocou o pior lote (o último toiro precisava de óculos...), evidenciou já os progressos que se anunciavam e são fruto do "estágio" que tem feito com Ventura em Puebla del Rio. Cravou boa ferragem e surpreendeu pela "mudança de etiqueta" no seu toureio. Veio acompanhado pelos Venturas (pai e filho) e, como o "Farpas Blogue" noticiara ontem, foi o camion do "furacão" Ventura que transportou os seus cavalos de Sevilha para Salvaterra. A presença do veículo causou sensação entre os muitos aficionados que esta tarde se deslocaram a Salvaterra de Magos, à já tradicional Corrida do Tomate. Palha rumou de novo a Puebla del Rio, onde vai prosseguir os "estudos"...

Foto Emílio