quarta-feira, 25 de março de 2009

Campo Pequeno apresenta amanhã primeiros cartéis de 2009: Bento será cauteloso ao abordar "Caso Mouras"


Num cenário não muito diferente daquele que esta imagem documenta, certamente ladeado, como tem sucedido nos últimos anos, pelos Drs. Henrique Pina Borges e Paulo Cordeiro Pereira, Rui Bento apresenta amanhã, às 18 horas, no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno, a planificação da temporada lisboeta (12 corridas e uma novilhada), anunciando também os primeiros cartéis.
Sabe-se que a época abre a 7 de Maio com cartel formado por António Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e outro cavaleiro (que amanhã será anunciado, mas que podemos adiantar dever ser Vitor Ribeiro ou Telles Bastos) e que na semana seguinte, 14 de Maio, regressará Pedrito de Portugal mano-a-mano com "El Cid" e actuando pela frente um cavaleiro.
Rui Bento anunciará também amanhã no encontro com jornalistas a contratação de Morante de la Puebla (que virá em Julho, lidando toiros de Herds. Conde Cabral), a alternativa de Duarte Pinto (23 de Julho), o regresso das corridas do Sporting, do Emigrante e o concurso de pegas, bem como a lide em Lisboa de toiros de duas ganadarias há muito ausentes da primeira arena do país: Murteira Grave e Infante da Câmara.
É natural que o "tema Ventura" volte de novo à baila, reafirmando Rui Bento a não existência de acordo financeiro para justificar mais uma vez a ausência do rejoneador da moda no Campo Pequeno, mas, segundo apurámos, o gerente taurino da praça de Lisboa procurará ser "o mais moderado possível" no que diz respeito ao caso dos Mouras, sendo até provável que revele não se tratar de um assunto encerrado, existindo ainda a hipótese de que a situação seja ultrapassada e o Clã de Monforte venha por fim esta temporada à capital.
Rui Bento deverá reafirmar o que tem dito nas entrevistas em que se desdobrou: que a empresa ficou surpreendida com a decisão de João Moura de não querer tourear este ano em Lisboa (revelada numa entrevista ao jornal "Farpas"), mas que a porta continua aberta. E o "Farpas" sabe - e revela isso mesmo na sua edição de amanhã - que existe neste momento bom senso e vontade das duas partes (empresa e Clã de Monforte) para ultrapassar rapidamente este incidente de percurso.

Foto M. Alvarenga