quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alter: leilão de cavalos rende 75 mil euros





As bancadas lotadas com mais de duas mil pessoas faziam prever um leilão animado dos 23 cavalos Puro-Sangue Lusitano da Coudelaria de Alter do Chão. Venderam-se 18, tendo a instituição - que atravessa uma crise financeira - amealhado 75 mil euros, revela o "Correio da Manhã" na sua edição de hoje.
"Vjevic" foi o cavalo mais disputado, tendo rendido 10.100 euros. Outro dos exemplares apreciados foi um animal da Alta Escola Equestre com 20 anos, agora vocacionado para reprodutor. Sem dono ficaram cinco fêmeas.
Para o presidente da Companhia das Lezírias e da Fundação Alter Real, António Saraiva, o balanço do leilão "é muito positivo", uma vez que todos os cavalos foram vendidos acima do valor base.
Além dos puro-sangue foram ainda leiloados, perante uma plateia de portugueses, espanhóis, franceses e norte-americanos, um animal garrano, um sorraia e um burro - acrescenta o "CM".
Juan Pedro Gutierrez, um criador de Cáceres (Espanha), foi um dos compradores. Adquiriu uma égua por 2.600 euros. "Gosto muito dos cavalos de Alter e já tenho um macho", disse ao "Correio da Manhã".

Fotos D.R. e Manuel Isaac/"CM"