quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estórias de Abril...




Quando os meus filhos eram pequenos (sempre gostaram muito de pão com chouriço), chegaram-me um dia do Colégio, perto da data que hoje se "comemora" (quem a comemora...) e perguntaram-me se era verdade tudo o que as respectivas professoras lhes tinham contado: que antes do "25 de Abril" não se podia fazer isto e mais aquilo, que havia uma coisa horrorosa que era a PIDE, aquelas tretas todas que fazem parte (ainda) dos livros de História. E eu disse-lhes que isso era tudo mentira e que podiam mesmo dizer às sôtoras que tinha sido o Pai que os esclarecera: expliquei-lhes que antes do "25 de Abril" a única coisa que a PIDE proibia era que se comesse "pão c'o chóiriço"... E que a única coisa boa que o "25 de Abril" nos tinha proporcionado era podermos passar a comer, quando quisessemos, "pão c'o chóiriço". E a partir de então, sempre que chega a famigerada data, falamos (e comemos) de tão nobre e saborosa conquista... que no tempo da "ditadura" não era permitida! Viva o Pão C'o Chóiriço!

"Ê que era um home qu'inté as pedras do caminho p'ra mim se sorriem, nã tenho uma nôte de descanso desde esse maldito desse 25 de Abril" - palavras do meu querido e saudoso amigo Afonso, que era da Amieira (Portel) e que eu lembro sempre, com imensa saudade, neste dia "25 de Abril", dia maldito, como ele bem dizia...

Nos anos difíceis da "revolução", não foi fácil fazer um jornal semanário como "A Rua". Éramos poucos, mas bons. E não tínhamos medo. Semana sim. semana não, Prof. Salazar na capa! Tive a honra de pertencer a esta equipa e de ter sido chefe de redacção do jornal dirigido pelo meu saudoso mestre Manuel Maria Múrias!

De todas as tristes personagens que (des)compuseram a história do "25 de Abril", o coronel Vasco Gonçalves (à direita, na foto de baixo com Otelo) foi a figura mais divertida e mais cómica da "revolução". Honra lhe seja feita pelas imensas gargalhadas que arrancou a este povo nos seus célebres discursos em que falava muito e não se percebia quase nada...

Fotos D.R.