domingo, 25 de dezembro de 2016

José Varela Crujo morreu há 29 anos

José Varela Crujo fotografado por Miguel Alvarenga
um ano antes da sua fatídica colhida, aquando de uma
entrevista para o jornal "O Diabo"
As únicas fotos da colhida fatal de Varela Crujo em Agosto de 1983 na arena
do Campo Pequeno, da autoria de Henrique de Carvalho Dias



José Francisco Varela Crujo morreu há 29 anos, num dia triste de Natal de 1987, quatro anos depois de ter sofrido uma colhida na arena do Campo Pequeno (fotos de cima) - de que o repórter Henrique de Carvalho Dias captou as únicas imagens existentes.
Filho do também já falecido ganadeiro José Crujo, o malogrado cavaleiro tauromáquico nasceu na cidade de Lisboa a 23 de Outubro de 1956, mas bem cedo foi viver para Beja, onde se iniciou na prática do toureio equestre. Debutou em público a 9 de Setembro de 1970 na praça de Moura e no Domingo de Páscoa de 1977, dia 10 de Abril, recebeu a alternativa no Campo Pequeno das mãos de Mestre David Ribeiro Telles, com toiros da ganadaria Ortigão Costa.
Desenvolveu digna carreira em arenas de Portugal, de Espanha e de França, gozando de enorme popularidade neste país, até ao dia 11 de Agosto de 1983, quando sofreu a colhida fatal em Lisboa. Os toiros pertenciam ao ganadeiro alentejano Pontes Dias e Varela Crujo alternava nessa fatídica noite com José Maldonado Cortes e os matadores Mário Coelho e Pepe Câmara.
Permaneceu em estado de coma vigil até ao dia 25 de Dezembro de 1987, vindo a falecer nessa data - cumprem-se hoje 29 anos. Foi o terceiro cavaleiro a perder a vida na arena lisboeta, depois de Fernando de Oliveira (12 de Maio de 1904) e Joaquim José Correia "Quim-Zé" (16 de Outubro de 1966).
Aqui fica a nossa homenagem ao Toureiro - e ao Amigo.

Fotos Henrique de Carvalho Dias