domingo, 12 de março de 2017

Bom toureio a cavalo e a pé no Festival de Vila Viçosa



Duas artísticas faenas dos matadores Morenito de Aranda (foto de cima) e Manuel Dias Gomes (foto ao lado) marcaram a parte apeada do Festival da Rádio Campanário que ontem se celebrou na praça de Vila Viçosa e que, apesar de ter registado uma excelente entrada de público, merecia praça cheia pelo alto nível do cartel. Os dois diestros lidaram excelentes novilhos-toiros de Manuel Calejo Pires.
Uceda Leal, que substituiu Ortega Cano, teve menos sorte no seu novilho, da mesma ganadaria, mas mesmo assim deixou bem patente a sua arte e o seu valor com bons detalhes numa faena esforçada e de muita entrega.
A cavalo actuaram Rui Fernandes, que iniciou a temporada evidenciando grande forma e também da sua quadra, toureando com cinco cavalos um colaborante exemplar da ganadaria de Guiomar Cortes Moura; Manuel Ribeiro Telles Bastos, que fez alarde da sua belíssima concepção clássica de toureio, enfrentando um bom toiro de Calejo Pires: João Moura Júnior, que protagonizou os momentos mais altos frente a um excelente toiro de Romão Tenório, tendo o ganadeiro dado volta à arena no final; e o rejoneador espanhol Leonardo Hernández, que foi autor de uma grande lide a um toiro de El Capea.
Pegaram os Amadores de Évora (Miguel Direito à segunda e Francisco Abreu à primeira) e os Académicos de Elvas (João Restolho à primeira e Tomás Silva à terceira).
O festejo foi dirigido por Agostinho Borges, que pecou apenas pela "embirração" de não querer permitir um último ferro a Leonardo Hernández.

Mais logo, não perca, a grande foto-reportagem de Maria João Mil-Homens.

Fotos Maria Mil-Homens