segunda-feira, 6 de março de 2017

Córdoba celebra centenário do nascimento de "Manolete"

"Manolete" nasceu há 100 anos
Anúncio da morte de "Manolete", com 30 anos de idade, vítima de cornada em
Linares do toiro "Islero" de Miura em Agosto de 1947. Em baixo, o célebre "El
Cordobés" no acto de apresentação das celebrações do I Centenário do
Nascimento do mais famoso toureiro espanhol do último século

Colóquios, charlas, conferências, mesas redondas, sessões de cinema e de literatura e ainda espectáculos musicais, entre mais de 40 eventos organizados pelo Ayuntamiento, assinalarão em Córdoba o centenário do nascimento do célebre matador de toiros Manuel Rodríguez Sánchez "Manolete", morto por um toiro de Miura em 28 de Agosto de 1947 na praça de Linares e que nasceu a 4 de Julho de 1917 em Córdoba. Tinha exactamente acabado de cumprir 30 anos de idade na tarde em que morreu.
Fernando González Viñas, biógrafo de "Manolete" e comissário do I Centenário do Nascimento do famoso toureiro, apresentou em Córdoba, no Centro de Visitantes, o programa das comemorações do ciclo intitulado "Manolete, 100 anos vivo", que arrancam este mês com a publicação de um guia de tabernas cordobesas onde se pode seguir o rasto do diestri, ou através de fotos ou de outro tipo de objectos.
Um ciclo de conferências intitulado "Manolete Monstro" e que reunirá uma série de individualidades do mundo taurino no Real Círculo de Amistad (em Março e em Outubro) é também um dos acontecimentos que, entre muitos mais, assinalarão este ano o centenário da morte de "Manolete".
No acto de apresentação, destaque para a presença do também afamado toureiro cordobés Manuel Benítez "El Cordobés" (foto ao lado), bem como da alcaldesa da cidade, Isabel Ambrosio e da sobrinha neta de "Manolete", Pilar Soria Molina.

Fotos D.R.