sexta-feira, 3 de março de 2017

IV Fim-de-Semana Taurino de hoje a domingo em Beringel (Beja)



A vila de Beringel (Beja) recebe a partir de hoje e até domingo, 5 de Março, a quarta edição do seu IV Fim de Semana Taurino, uma iniciativa organizada pelo Clube Taurino Beringelense.
Uma noite de fados, a partir das 21 e 30 horas desta sexta-feira, 3, no salão da Casa do Povo da freguesia, marca o arranque da iniciativa, que tem o seu dia forte no sábado, dia 4, amanhã, com diversas atividades.
A partir das 10 da manhã tem lugar, na praça Dr. Carlos Moreira, “Rossio”, um ateliê que ensina como se fazem e decoram as bandarilhas. Este ateliê estará a cargo da dupla Simões e Alcachão, que são os autores das bandarilhas utilizadas nas mais importantes praças do país, incluído, é claro, o Campo Pequeno.
De tarde, a partir das 14 e 30 horas, realizam-se demonstrações de toureio a pé, a cargo dos alunos da Escola de Toureiro da Moita, uma demonstração de toureio equestre, a cargo da cavaleira praticante Verónica Cabaço, e uma demonstração de pegas com forcados dos grupos de Cascais e Monsaraz.
À noite, a partir das 21 horas, o Centro Cultural de Beringel recebe um colóquio sobre Tauromaquia, com a participação de José Luís Gomes, Rui Bento, Nuno Casquinha, Rui Salvador, Vasco Pinto e Verónica Cabaço.
O IV Fim-de-Semana Taurino de Beringel termina no domingo, 5, com uma visita à herdade da Machôa, ganadaria propriedade do engenheiro Luís Rocha, em Monsaraz.
Durante o fim-de-semana, e até ao final do mês, o Centro Cultural de Beringel terá patente uma exposição de fotografia taurina intitulada “Piton a piton”, da autoria do consagrado repórter Florindo Piteira.

Foto D.R.