domingo, 16 de setembro de 2018

Portalegre: Forcados "limpam" Corrida das Cebolas em tarde de mudança de cabo

João Moura: duas lides em plano de grande maestria
João Moura Caetano passeou a sua arte pela arena de Portalegre, deixando
grande expectativa para o seu regresso ao Campo Pequeno na próxima 5ª feira
Marcos Bastinhas: triunfo redondo ontem em Portalegre
Francisco Paralta despiu a jaqueta e abandonou as arenas e a chefia do Grupo
de Portalegre, passando o testemunho a Gonçalo Louro


Hugo Teixeira - A praça de toiros de Portalegre voltou a abrir as suas portas ontem, sábado, para acolher uma corrida de toiros por ocasião da emblemática Feira das Cebolas, iniciativa que tinha como principal atractivo a passagem de testemunho na chefia do grupo de forcados daquela cidade. E por falar em forcados, foram os Amadores de Portalegre os grandes heróis da tarde com seis pegas ao primeiro intento.
Em praça estiveram ainda os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e Marcos Tenório e lidaram-se seis toiros dispares de comportamento e apresentação, primando a maioria pela falta de força, da ganadaria de Herdeiros de Rodolfo André Proença.
João Moura é um toureiro da casa e não deixou de fazer no seu “lar” aquilo que marcou uma carreira com mais de quatro décadas: toureou em grande plano, em plano de grande figura. Destacamos a sua primeira actuação, com bons ferros, com sites de largo, boa brega ao correr das tábuas, situação que veio a registar-se na segunda lide, mas com menos impacto devido à fraca apresentação do oponente. No entanto actuação muito templada.
João Moura Caetano teve quanto a nós o pior lote da tarde. Mas nem assim deixou os seus créditos por mãos alheias e sacou ao longo da jornada o "Xispa", o "Aramis", o "Sete", o "Hidrogénio" e companhia para praticar o seu toureio suave e de arte. Perante uma primeira actuação muito laboriosa, que encerrou com um palmito, Caetano deixou o seu selo na segunda lide com os tais pormenores que têm marcado a diferença, cravando ferros a entrar pelo toiro a dentro, passando para as bancadas o seu perfume.
Marcos Tenório foi o toureiro que mais ouviu soar as palmas em Portalegre. Perante um lote de grande nota (destaque para o terceiro toiro do festejo), o cavaleiro de Elvas foi à velhinha praça "José Elias Martins" para triunfar. Em ambas as actuações cravou curtos ajustados e de grande mérito, destacando-se os remates das lides com um palmito (primeira actuação) e, depois, na segunda, também bastante ritmada com recortes toureiros e dois pares de bandarilhas de grande nível.
De destacar que no início do festejo, dirigido com muito acerto (outra coisa não seria de esperar) pelo delegado técnico tauromáquico Marco Gomes, o bandarilheiro Francisco Marques foi colhido com muita violência contra as tábuas, quando recebia o primeiro do lote de Mestre João Moura. Felizmente foi apenas um valente susto.

Adeus, Francisco Paralta! 
Olá, Gonçalo Louro!

Perante meia casa algo tímida, os Amadores de Portalegre viveram uma tarde de glória e de triunfo redondo, com seis pegas ao primeiro intento, executadas por actuais e antigos elementos em praça.
O primeiro toiro foi pegado por Gonçalo Louro, que logo após a sua rija pega (muito bem ajudada por seu pai José Maria Louro) recebeu das mãos do cabo Francisco Paralta a jaqueta do grupo, numa cerimónia simples mas emotiva, com os forcados em praça.
No final, Francisco Paralta deu aplaudida volta a arena acompanhado pelos seus pares.
O segundo toiro (um bisonte, mas sem força) foi pegado com mérito e após uma dura reunião por Ricardo Almeida, fechando a primeira parte André Neves com uma vistosa pega de caras.
Na segunda parte foi a vez de João Martins concretizar com arte, André Grilo com vontade também no quinto da ordem, fechando a tarde de glória João Fragoso, um veterano e maduro forcado que encheu bem a cara ao toiro.

20 anos após a sua morte, 
Pedro Belacorça recordado

No decorrer das cortesias foi aguardado um minuto de silêncio em memória do malogrado forcado Pedro Belacorça, falecido há vinte anos. Belacorça faleceu numa unidade hospitalar da capital, dias depois de uma corrida no Campo Pequeno (por ocasião da Expo 98), onde teve a infelicidade de sofrer um acidente com uma bandarilha que ficou cravada na zona do abdómen.
Horas antes da corrida, na Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, situada no centro daquela cidade alentejana, foi descerrada uma placa em sua memória, na presença dos seus familiares mais próximos, amigos e da presidente do município, Adelaide Teixeira.
Nesta mesma ocasião, a autarca apresentou a todos os aficionados o projeto de ampliação e reabilitação da tertúlia, uma iniciativa que vai dotar os Amadores de Portalegre de mais e melhores condições para exibir o seu historial, entre outras valências.

Fotos Maria Mil-Homens