sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Rui Bento despediu-se das arenas há 18 anos

Rui Bento ontem no Campo Pequeno
A cabeça do toiro "Gitano", da ganadaria Barcial, lidado por Rui Bento há 18
anos em Salamanca na tarde da sua despedida das arenas

Cumprem-se hoje exactamente 18 anos sobre o dia da despedida das arenas do matador de toiros Rui Bento Vásquez, que a 21 de Setembro do ano 2000 abandonou a profissão toureando pela derradeira vez na praça de Salamanca, a cidade que o adoptou e onde viveu grande parte da sua vida.
No Museu do Campo Pequeno (foto de cima) está a cabeça do toiro "Gitano", da ganadaria Barcial, lidado por Rui Bento nessa última tarde.
Desde então, o antigo matador desempenhou com denotado sucesso as actividades de gestor taurino e de apoderado, inicialmente ao serviço da influente Casa Chopera em Espanha e depois em Portugal, nomeadamente no Campo Pequeno, de que é, desde a reabertura, director de Actividades Tauromáquicas.
Apoderou, entre outros, os matadores espanhóis António BarreraAntónio Ferrera, Juan Diego, Eduardo Gallo e Juan del Álamo, bem como os cavaleiros portugueses João Moura Júnior e João Maria Branco.
Afastou-se este ano da actividade de apoderado para se dedicar a cem por cento à gestão da primeira praça do país, mas pode regressar em força - e com surpresas! - na próxima temporada.

Fotos Emílio de Jesus, M. Alvarenga e Botán