sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Amadores de Montemor estreiam-se na Plaza México, onde em anos anteriores já pegaram históricos elementos do grupo

A histórica formação dos Forcados de Portugal, comandados por Simão Malta.
que no ano de 1970 foram o primeiro Grupo de Forcados a pegar no México e
que integravam maioritariamente elementos do Grupo de Montemor, mas também
dos de Lisboa e Évora. Da esquerda para a direita: Armando Félix, Manuel Augusto
Ramalho, Francisco Chaveiro, António Maltez, João Arnoso, Simão Comenda,
o bandarilheiro Ludovino Bacatum (também fardado), o cabo do grupo, Simão
Malta, que foi o cabo fundador dos Amadores de Montemor e João Cortes,
também um ex-cabo do Grupo de Montemor. Nessa digressão pegaram 16 toiros
em pontas nas oito corridas em que participaram no México
Francisco Araújo "Fazé", que integrava os Amadores Lusitanos, fez em 1981 uma
peha histórica na Monumental do México. Na foto, dando a volta à arena com o
cavaleiro mexicano Gerardo Trueba
António Graça (antigo cabo dos Amadores de Tomar) com Fernando Hilário, cabo
dos Lusitanos, na Plaza México em 1979
Os Forcados Amadores Lusitanos na sua última digressão ao México em 1981,
aqui na Monumental de Aguascalientes com Miguel Alvarenga e João Mascarenhas
e o histórico matador de toiros Gregório García. Em baixo, Fernando Hilário,
antigo forcado do Grupo de Montemor, na Plaza México, quando era cabo do
Grupo de Forcados Lusitanos


"A expectativa é a maior e a promessa passa por dignificar a imagem do Forcado Amador, com a noção de que somos uma Bandeira Nacional a representar o País além fronteiras. Os pergaminhos são extensos e tudo faremos por estar da única forma que sabemos, à Grupo de Montemor, com vantagens e com verdade!" - lê-se hoje na página web do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, depois de ontem, como aqui noticiámos, terem sido oficialmente apresentados os primeiros cartéis da Temporada Grande na Monumental Plaza México, participando o grupo comandado por António Vacas de Carvalho na corrida de rejoneio de 30 de Dezembro para pegar, repartindo cartel com os Forcados Mazatlecos, toiros da ganadaria de Enrique Fraga, que faz a estreia na maior praça do mundo.
Esta não é a primeira vez que forcados do grupo de Montemor pisam a arena da Plaza México, mas em 79 anos de existência do grupo, é, sim, a primeira vez que ele se apresenta oficialmente nesta mítica arena.
No ano de 1970 actuou pela primeira vez no México um Grupo de Forcados, que se anunciava como Forcados de Portugal e eram comandados pelo saudoso Simão Malta, precisamente o cabo fundador dos Amadores de Montemor.
"O grupo era composto maioritariamente por elementos do Grupo de Montemor, sendo eles: Simão Comenda, João Cortes, Francisco Chaveiro, Armando Félix e Manuel Augusto Ramalho. O Grupo de Forcados Amadores de Évora também esteve representado, por intermédio de António Maltez e Francisco Caldeira, bem como os Amadores de Lisboa através de João D’ Orey Pinheiro (Arnoso). O saudoso bandarilheiro João Ludovino Bacatum também se fardou de Forcado e, com o capote nas mãos, colocava os toiros para as pegas", recorda o GFA de Montemor, hoje, no seu site oficial.
João D'Orey Pinheiro (Arnoso), já falecido, foi nesse ano, a 1 de Fevereiro em Guadalajara, o primeiro forcado a pegar um toiro no México.
O primeiro grupo de forcados português a actuar na Monumental do México foi um outro comandado pelo saudoso João Nunes Patinhas (cabo fundador dos Amadores de Évora), em Março de 1976.
Em 1979, actuou na Monumental do México outro grupo de forcados nacional, os Amadores Lusitanos, sob o comando de Fernando Hilário, também ele antigo elemento do Grupo de Montemor. Os Forcados Lusitanos voltariam a pegar na maior praça do mundo no ano de 1981. O último grupo a pegar na Plaza México foi, no ano passado, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, comandado por Nuno Santana.
Além deste compromisso já confirmado na Plaza México a 30 de Dezembro, os Amadores de Montemor anunciam hoje no seu site que estão por fechar outros que serão noticiados através dos meios oficiais do grupo aquando da sua oficialização.

Fotos D.R./Arquivo