terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ciclo de Tentas Comentadas no próximo fim-de-semana na Ilha Terceira



Será no próximo sábado, dia 27 de Outubro, que o Ciclo de Tentas Comentadas regressa à Ilha Terceira. A tarefa da tenta consiste na avaliação das características morfo-funcionais e comportamentais de gado bravo para a selecção dos melhores reprodutores. Essa é uma tarefa que geralmente é feita na vida privada das ganadarias e com acesso restrito ao público em geral. Assim sendo, durante dois dias consecutivos o público poderá ter a oportunidade de assistir ao vivo aos meandros mais complexos da selecção de uma ganadaria brava.
Além do mais, a assistência poderá absorver conhecimento sobre as particularidades de uma tenta através de comentários feitos pelo conceituado aficionado e crítico Maurício do Vale, assim como apreender ou consolidar conceitos sobre a arte de tourear.
As reses a lidar serão das ganadarias locais Rego Botelho, João Gaspar (filho) e Francisco Sousa e as lides ficarão a cargo dos matadores de toiros Javier Jiménez e Borja Jiménez. O tércio de varas será executado pelos picadores Simão Neves e José Faveira.
O evento, de entradas gratuitas, irá decorrer entre o dia 27 e 28 de Outubro (próximo fim-de-semana), sendo o primeiro dia no tentadero de São Bento pelas 12h00 e no tentadero das Doze Ribeiras pelas 16h30. No domingo, dia 28, a tenta matinal será no tentadero da Terra-Chã pelas 10h30, e o encerramento do ciclo está previsto para as 16h30 na Monumental da Ilha Terceira.
A edição do Ciclo de Tentas Comentadas/2018 é organizada pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, pelas ganadarias locais de Rego Botelho, João Gaspar (filho) e Francisco Sousa e pelas Juntas das Freguesias de Doze Ribeiras, Terra-Chã e São Bento.

Foto D.R.