quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Ricardo Levesinho sobre a Feira de Outubro em Vila Franca: "Cartéis interessantes e bem rematados, ao nível que esta aficion merece e esta praça exige!"

Ricardo Levesinho com seu pai, Augusto Levesinho e seu irmão Rui. Um
trio de novo ao leme da centenária "Palha Blanco"


Na marcante temporada do seu regresso à gestão da praça "Palha Blanco", o empresário Ricardo Levesinho faz-nos um balanço da corrida de aniversário do passado domingo e fala-nos das suas expectativas para a novilhada de amanhã e para as duas corridas que compõem a Feira de Outubro

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Que balanço faz da corrida de aniversário da "Palha Blanco"?
- Artisticamente, pelo resultado, destaco a actuação dos matadores de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha pela forma como fizeram vibrar o público e colocaram o mesmo pendente de tudo e reagindo com emoção e ainda uma actuação destacada de João Moura Jr., bem como dos grupos de forcados de Santarém e de Vila Franca de Xira. Em termos de público, agradeço a presenca de todos os que estiveram, mas faltou muita gente numa data de comemoração do aniversário da "Palha Blanco" e o próprio espectáculo em si, bem como o negócio sem aficionados e público, não é interessante nem viável. Recordo que estamos a falar numa data de aniversário que teremos de reflectir sobre a mesma, depois de passada a Feira. Esta data foi construída sobre a ideia de que existia em Vila Franca interesse por parte da aficion sobre a obrigação de se fazer algo que honrasse a centenária "Palha Blanco" na data comemorativa da sua inauguração. Mas as bancadas, tal como estavam, não honraram essa efeméride, infelizmente.
- E sobre a novilhada de amanhã: a oportunidade aos novos valores. Espera que o público vá apoiar o futuro da Festa?
- É uma data de oportunidade aos novos a um preço acessível de 5 euros e com entrada gratuita para menores de 16 anos num espectáculo que visa o apoio aos jovens toureiros e forcados e que os ajude no seu sonho de serem figuras da sua arte. É um compromisso que temos hoje e no futuro, com estas acções e gostaríamos até de melhorar o maior número de reses a lidar num futuro breve e estamos a tentar fazê-lo. Espero sinceramente que amanhã o público compareça e marque, com determinação, o seu apoio ao futuro da Festa.
- E que expectativas para  Concurso de Ganadarias de domingo?
- Trata-se de uma corrida baseada num Concurso de Ganadarias com seis toiros extraordinários, o que constitui à partida sempre uma grande expectativa numa Festa que se exige ser de emoção, com a presença de três cavaleiros de destaque, como são Manuel Telles Bastos e Luis Rouxinol Júnior, que se estreia na "Palha Blanco", não podendo esquecer a repetição, após o grande triunfo no passado Colete Encarnado, de Francisco Palha. Será um domingo de Feira que acredito ter no final momentos importantes, pois está um cartel montado com artistas que decerto vão vir a Vila Franca com uma atitude competitiva e vencedora obrigatória e isso fará toda a diferença.
- E o mano-a-mano António Telles/Diego Ventura na próxima terça-feira, dia 9? Um importante desafio empresarial que marca em definitivo o seu regresso à "Palha Blanco". Que expectativas, Ricardo? Já está esgotado, como dizem?
- É a corrida que lutei para conseguir. A corrida que acredito ser um marco da temporada pelas duas grandes Figuras que teremos entre nós  e aquilo que mais desejo e sonho é que tudo corra conforme imaginado e isso passará por um grande sucesso e que o António Ribeiro Telles e o Diego Ventura, bem como os Forcados Amadores de Vila Franca, na noite de mudança do seu cabo, saiam em plano de grande e histórico triunfo, de forma a marcarmos na História esta data, o que a todos nós aficionados nos encherá de orgulho. Neste momento está muito perto de esgotar e acredito que irá acontecer e por isso é que pedimos a compreensão das pessoas mas as reservas têm que ser levantadas até domingo, 48 horas antes, pois a procura é enorme. Em suma, penso que os cartéis estão interessantes e bem rematados e que podemos ter uma importante Feira de Outubro ao nível que Vila Franca e o seu público aficionado merecem.

Fotos Emílio de Jesus