Infeliz outra vez. A ministra da Cultura, na sua intervenção na Audição da Comissão de Orçamento e Modernização Administrativa sobre o Orçamento de Estado de 2019, avançou que o Museu Regional de Évora "passará a ser Nacional já em Janeiro, com um novo projecto museológico e maior capacidade de atracção".
Tudo bem até aqui.
Mas depois, a ministra Graça Fonseca acrescentou que o Museu vai tornar-se "no primeiro Museu Nacional a Sul do Sado". E Évora fica a Norte do Rio Sado, como inúmeros portugueses se apressaram a tentar expicar a Sua Excelência nas redes sociais, publicando e desenhando mapas que a elucidem (ao lado, um exemplo disso).
Houve mesmo quem, caso do jurista João Gonçalves no Facebook, aconselhasse a ministra: "Nos alfarrabistas ainda encontra exemplares em bom estado dos livros de História e Geografia de Portugal das antigas 3ª e 4ª classes", acrescentando que "para além de, afinal, perceber pouco de IVA, a drª. Fonseca da Ajuda também ignora a mais elementar geografia. Já não foi a tempo de aprender os cursos dos rios de Portugal de aqui e de além mar".
Cada vez mais infeliz, pobre Senhora...
Foto D.R.