Dois escritores de renome, Miguel Sousa Tavares e Maria João Lopo de Carvalho, insurgem-se contra a ditadura da nova ministra da Cultura
O escritor, advogado e jornalista Miguel Sousa Tavares (foto de cima) teve ontem uma brilhante intervenção na TVI ao abordar a recente polémica do IVA a 13% para as touradas e as infelizes declarações da ministra da Cultura, considerando que “civilização, o civismo e o gosto” são subjectivos.
Sousa Tavares frisou que está “crescer uma perseguição às touradas” fomentada por André Silva, o deputado do PAN que, disse, “sozinho aterroriza todo o Parlamento” e “mete mais medo do que um toiro selvagem na arena”.
O escritor disse ainda que a ditadura imposta em nome do gosto de uma maioria "é sempre uma ditadura e é perigosa”.
Miguel Sousa Tavares falou também da questão das transmissões em diferido das corridas de toiros: “Dizem que é para não impressionar os menores com a crueldade do espectáculo, mas os menores vêem coisas muito piores em horas normais na televisão até mesmo nos videojogos e nas redes sociais”.
Disse ainda que esta decisão foi "um verdadeiro acto de censura": “Não é para proteger os menores da crueldade do espectáculo, é porque a corrida foi de tal maneira bonita (referindo-se à recente transmissão pela RTP da corrida de Gala no Campo Pequeno) que têm medo que os jovens gostem da tourada”.
“Eles tinham medo que as crianças ficassem fascinadas com o espectáculo porque do ponto de vista equestre aquilo era simplesmente deslumbrante e eles têm medo”, acrescentou.
Também a escritora Maria João Lopo de Carvalho (foto ao lado) se insurge contra a descriminação que está a ser feita à Tauromaquia, escrevendo na sua página da rede social Facebook:
"Artigo 13 da Constituição - igualdade - porquê descriminar a tauromaquia? Não é cultura? Acho que não percebi bem. É iníquo, é ilegal, é ideológico. A tauromaquia faz parte, e sempre fez da tradição e da a cultura portuguesa. Há quem goste e há quem odeie. É assim a democracia, é assim a tolerância. Tantos anos depois do 25 de Abril e não aprenderam a respeitar quem tem opinião diferente?".
Fotos D.R.