terça-feira, 6 de novembro de 2018

Real Tertúlia apela a que subscrevam a Petição Pública para demitir a infeliz ministra da Cultura



Em comunicado, que a seguir publicamos na íntegra, a Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I assume uma oportuna tomada de posição, serena, objectiva, pondo os pontos nos iis e marcando a diferença e apela a todos para que subscrevam a Petição Pública para demitir a infeliz ministra da Cultura

A Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I não se imiscuirá, nem jamais intervém, em trapalhadas político-partidárias, mas não pode deixar de se pronunciar sobre um tema que afecta os seus associados.
Foi com enorme surpresa - e indignação! - que ouvimos a recém-empossada ministra da Cultura usar da palavra no Parlamento para ofender mais de três milhões de portugueses que anualmente praticam, assistem ou participam em actos públicos de Tauromaquia (no Continente e nos Açores): espectáculos em praças fixas e desmontáveis e festejos da chamada tauromaquia popular, profundamente enraizados no gosto das nossas gentes há vários séculos.
Pouco nos interessam as preferências pessoais da ministra, mas consideramos inadmissível que um membro deste governo assuma uma postura arrogante, ofensiva e discriminatória relativamente a uma actividade artística que ela própria tutela…
Mais ainda, a ministra em causa revela uma grande dose de desinformação, pois parece desconhecer que o partido do governo tem tido o bom senso de, no Parlamento, votar (ao lado do CDS, do PSD e do PC) contra todas as propostas anti-taurinas que, ao longo de vários anos, têm sido derrotadas em plenário por esmagadora maioria.
Em qualquer país civilizado, um governante que assumisse tão vergonhosa atitude, na sede do poder democrático, teria de imediato sido afastado do seu cargo, sendo normal - por uma questão de educação - que antes apresentasse um pedido de desculpa… não apenas aos aficionados, mas igualmente a todos aqueles que, não sendo legitimamente apreciadores da Arte Tauromáquica, respeitam a diversidade de gostos, as Tradições Nacionais e, sobretudo, a Liberdade!
Assim, sendo, a Real Tertúlia a todos recomenda que subscrevam a oportuna Petição exigindo a demissão da ministra da Cultura, em prol da igualdade de Direitos e da sã convivência entre todos ps cidadãos. Por Portugal Eterno!

O Presidente do Directório
Francisco Godinho Cabral