segunda-feira, 30 de março de 2020

Estado de Incerteza



Hoje em versão anti-chuva e anti-vírus, foi curta e não meteu ida ao Centro a minha voltinha matinal e rotineira aqui pelas bandas da "nossa casa", o Campo Pequeno. Lisboa continua vazia durante este Estado de Emergência e esta quarentena, que dizem ir prolongar-se até ao final de Junho - e começa a ser muito mais um Estado de Incerteza...

Miguel Alvarenga - Talvez muitos não se tenham apercebido bem, ontem, do que disse a Drª Graça Freitas, directora-geral de Saúde: "Este vírus é muito inteligente. Isto não é coisa de uma quinzena, não é dois ou três meses. Até haver vacina, esta situação vai durar meses e vamos tentar baixar a pressão do vírus. Que se vai tentar replicar entre pessoas, só se replica em células de pessoas e vai tentar fazer o seu percurso".
Nas entrelinhas, não é difícil perceber que a responsável pela Direcção-Geral de Saúde deixou um preocupante aviso à navegação: a vida voltará à normalidade não daqui a um ou dois meses, mas daqui, talvez, a uns seis ou mais e até haver vacina. Presume-se que a vacina apareça só lá para os primeiros meses do próximo ano.
Não sou, nunca fui, pessimista, nem quero ser alarmista, mas preparem-se: pelo andar da carruagem, dificilmente serão autorizados nos próximos meses "ajuntamentos de mais de 500 pessoas", o que pode querer dizer - oxalá me engane - que não teremos mesmo corridas de toiros este ano.
Tenho o maior respeito pela Drª Graça Freitas e pelo seu desempenho em toda esta crise, mas não me esqueço de que foi ela, também, quem, em Janeiro deste ano, garantiu que o coronavírus nunca chegaria a Portugal e que não se propagava nas pessoas. Por isso, vale o que vale o que a senhora diz e esperemos que estas suas previsões catastróficas se não cumpram e depressa possamos regressar à vida normal - e qos toiros!
Na Ilha Terceira foram já canceladas as Sanjoaninas e deverá ficar adiado para Setembro o festival taurino que os Forcados do Ramo Grande iam levar a efeito no próximo dia 23 de Maio na Monumental de Angra do Heroísmo. As Festas da Praia da Vitória, na primeira semana de Agosto, estão ainda de pé, a ver vamos se nessa altura já se poderão realizar.
Por cá, vão certamente ser canceladas também as festas da Ascensão na Chamusca (Maio) e muito provavelmente também as do Colete Encarnado em Vila Franca (início de Julho), como todos os festejos que estavam agendados para Junho e onde se incluia a Feira do Ribatejo em Santarém. Bem como a de Badajoz.
Marcelo Rebelo de Sousa deverá anunciar esta semana a continuação do Estado de Emergência e a imprensa vaticina hoje que a quarentena pode durar, imaginem, até ao final do mês de Junho. Mais que de emergência, este é um Estado de Incerteza. Incerteza sobre o futuro, incerteza sobre tudo.
Nunca, nas nossas vidas, pensámos passar por uma situação destas. Pára a economia, morrem os negócios, a ver vamos se as pessoas, mesmo que ainda haja toiros este ano, terão depois dinheiro para ir à bilheteira. Bem sei que isso é o menos, que o mais importante é a saúde e que estejamos todos bem quando voltarmos à vida. Por agora, fiquemos em casa - e mesmo assim, com as necessárias cautelas. E deixem lá isso da Páscoa, não pensem em festejos, nem em ovos, nem em chocolates. Para o ano haverá Páscoa outra vez.
Fiquem bem.

Fotos M. Alvarenga