terça-feira, 24 de março de 2020

Covid 19: Sagres interrompe viagem de circum-navegação e regressa a Lisboa


O navio-escola Sagres interrompe a sua viagem de circum-navegação e vai regressar já em meados de Maio a Portugal pela pandemia do Covid-19

Face à situação de pandemia da Covid-19, que afecta mais de 180 países em todo o mundo, o Navio-Escola Sagres, que ruma à Cidade do Cabo, na África do Sul, onde se prevê que chegue esta quarta-feira, dia 25 de Março, recebeu ordens para regressar a Lisboa.

Esta decisão foi tomada na sequência das medidas de segurança que os diferentes países estão a adoptar para protegerem os seus portos, Portugal incluído, limitando a atracação e desembarque de tripulações e passageiros de 
navios, inviabilizando o pleno cumprimento da missão.

Por haver restrições de desembarque em muitos portos e cidades, e por ser desaconselhável a realização de visitas ao navio, o Ministério da Defesa Nacional entendeu que não estavam reunidas as condições para prosseguir esta missão de promover o nome de Portugal pelo mundo e de celebrar, junto das populações e da diáspora, o feito histórico da primeira viagem de circum-navegação, iniciada há 500 anos por Fernão de Magalhães.

Acresce que a continuidade desta expedição poderia potenciar um maior risco de contágio entre os 142 elementos da guarnição, que se encontram bem de saúde.

A possibilidade de se retomar a viagem de circum-navegação, eventualmente noutros moldes e com uma rota distinta, será equacionada quando for oportuno, e nomeadamente depois de extinta a actual pandemia.

O NRP Sagres largou de Lisboa a 5 de Janeiro para iniciar a sua viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias, estando previsto regressar à capital portuguesa só a 10 de Janeiro de 2021. A missão está enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães e iria passar por 22 portos de 19 países diferentes, passando em 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.
O regresso a Lisboa do NRP Sagres está agora previsto para meados de Maio.

Foto D.R.