terça-feira, 31 de março de 2020

Foi há um ano em Vila Franca: a tarde de lágrimas e de apoteose de Marcos Bastinhas



Há exactamente um ano, Marcos Bastinhas viveu na arena da "Palha Blanco" uma das mais emotivas e brilhantes tardes da sua carreira. Foi a primeira vez que toureou depois da morte de seu pai, o saudoso Joaquim Bastinhas

Miguel Alvarenga - Recordamos algumas das mais marcantes imagens captadas há um ano - 31 de Março de 2019 - por Maria João Mil-Homens na praça de toiros de Vila Franca de Xira, um festival taurino que teve como grande triunfador o cavaleiro Marcos Bastinhas naquela que foi a sua primeira e emotiva actuação depois da morte de seu pai, o eterno Joaquim Bastinhas, ocorrida três meses antes, no último dia do ano 2018.
Numa praça que nunca foi propriamente "a praia" do saudoso Joaquim Bastinhas, Marcos conquistou o público pela força do seu toureio, do seu arrojo, da sua arte - e também da sua alegria, pese embora as muitas lágrimas que nessa tarde lhe escorreram pela cara abaixo.
O festival, no qual se despedia o bandarilheiro David Antunes, acabou por ficar suspenso ao terceiro novilho, depois de só terem actuado Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas, o matador Vitor Mendes e os forcados de Vila Franca, devido à forte chuvada que se fez sentir. O público já não pôde assistir às actuações de Luis Rouxinol Jr. e dos matadores Manuel Escribano e Manuel Dias Gomes.

Fotos Maria Mil-Homens