domingo, 26 de julho de 2020

D. Francisco de Mascarenhas: primeiro toureiro na História a comemorar 75 anos de alternativa



Inédito: D. Francisco de Mascarenhas será o primeiro artista na História da Tauromaquia a celebrar 75 anos de alternativa!

O cavaleiro fidalgo D. Francisco de Mascarenhas, a caminho dos 94 anos e que é ainda hoje referenciado com uma das grandes figuras da época de ouro do toureio equestre, assinala este ano a 29 de Agosto o 75º aniversário da sua alternativa e vai ser o primeiro toureiro da História a celebrar tão fantástica efeméride.
Apesar de as novas normas impostas pela IGAC para os espectáculos tauromáquicos não permitirem que se proceda a grandes actos de homenagem para evitar aglomerações de pessoas, o empresário Luis Miguel Pombeiro faz questão de não deixar passar em branco tão importante efeméride e renderá tributo ao célebre toureiro, "num simples acto de entrega de um galardão na arena" na terceira corrida da temporada do Campo Pequenbo, a 27 de Agosto, exactamente dois dias antes de D. Francisco celebrar o 75º aniversário da sua alternativa, que recebeu nesta mesma praça a 29 de Agosto de 1945, concedida por Mestre João Branco Núncio.
O mais antigo cavaleiro de alternativa vivo nasceu em 1927 no seio de uma das mais afamadas dinastias toureiras portuguesas e apresentou-se em público com apoenas 8 anos na praça de Almeirim e dois anos depois, em 1936, na do Campo Pequeno, em Lisboa.
Ainda com 11 anos de idade estreou-se em Espanha na emblemática praça de El Puerto de Santa Maria, precisamente na mesma novilhada em que o célebre "Manolete" fez a sua despedida como novilheiro, antes de tomar a alternativa de matador de toiros.
Problemas de saúde (visão) obrigaram a que abandonasse precocemente as arenas nos finais da década de 50, depois de uma carreira brilhante em que toureou em Portugal, Espanha, França, Angola, Moçambique e México.

Fotos Frederico Henriques e D.R.