sexta-feira, 31 de julho de 2020

Duas exposições assinalam este fim-de-semana o centenário da praça de toiros de Salvaterra de Magos



A praça de toiros de Salvaterra de Magos foi inaugurada há 100 anos. Duas exposições assinalam a efeméride neste fim-de-semana

Apesar de muitos outros eventos terem sido preparados e depois adiados, devido à pandemia, duas exposições vão este fim-de-semana assinalar o centenário da inauguração da praça de toiros de Salvaterra de Magos, que teve a sua primeira corrida a 1 de Agosto de 1920.
Amanhã, dia 1 de Agosto, quando se comemoram exactamente os 100 anos da primeira corrida, é inaugurada no exterior da praça uma exposição subordinada ao tema "A praça de toiros de Salvaterra de Magos ao longo da História", a qual ficará patente ao público até ao dia 21 de Setembro.
Na segunda-feira, dia 3 de Agosto, na Biblioteca Municipal, é inaugurada outra exposição sobre "Figuras da Festa Brava do Concelho de Salvaterra de Magos", que ficará igualmente patente ao público até 21 de Setembro.
A corrida de inauguração da praça contou com dez toiros da ganadaria Roberto e Roberto e nela tomaram parte os toureiros José Casimiro, Adolfo Tomé, Vital Mendes, Francisco Rocha, Mateus Falcão e Manuel dos Santos, tendo actuado um grupo de forcados comandado por Manuel Burrico. Roberto Jacbob da Fonseca foi o director de corrida.
O empresário da praça, Rafael Vilhais, tinha programadas para este ano três corridas de toiros, a primeira a dos Agricultores do Tomate do Ribatejo a 10 de Maio; a segunda precisamente para a noite de hoje, 31 de Julho, comemorativa dos cem anos da praça; e a terceira para 5 de Setembro (Corrida da Solidariedade, a favor da Santa Casa da Misericórdia).
As duas primeiras ficaram canceladas. Sobre a terceira, Rafael Vilhais ainda nada anunciou.

Fotos M. Alvarenga e D.R.