quarta-feira, 29 de julho de 2020

Tudo a postos para a grande noite de amanhã no Campo Pequeno



Tudo a postos no Campo Pequeno para a grande noite de amanhã, que inaugura a nova temporada na capital, agora sob a batuta do empresário Luis Miguel Pombeiro
 
Tiago Tavares será o director da primeira nocturna do ano em Lisboa e vai estar assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. O cornetim será o emblemático José Henriques, na 49ª temporada a "dar ordens" a toureiros e forcados.
O cartel é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto, pelos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Lisboa, respectivamente capitaneados por João Grave e Pedro Maria Gomes e lidam-se seis rematados e imponentes toiros da ganadaria de António Raul Brito Paes.
As cortesias já vão decorrer de modo mais normal e mais semelhante às de antigamente, embora os três cavaleiros percorram conjuntamente a arena nos cumprimentos ao público e não isolados.
Durante as lides, é permitida a presença na trincheira dos dezoito elementos do grupo de forcados que pega cada toiro e também e apenas do cabo do outro grupo.
Tal como aconteceu em Estremoz, que foi para todos um exemplo de segurança, o empresário assegurou o cumprimento de todas as normas de prevenção do contágio da covid-19 impostas pela DGS e pela IGAC e os espectadores deverão usar máscara durante todo o espectáculo. 
A praça vai ter os bares abertos, mas sem bebidas alcoólicas. Haverá cerveja, mas sem álcool. E a corrida, com início às 21h45 (aconselha-se o público a entrar mais cedo para evitar grandes aglomerações nas portas dos sectores), vai decorrer sem intervalo, como, aliás, já acontecia no ano passado.
Os bilhetes estão a vender-se a bom ritmo e Pombeiro acredita que "a lotação possível, pouco mais de três mil lugares, equivalente a 50% da praça, vai esgotar".
"Há um grande ambiente em torno da corrida e é importante que os aficionados marquem presença. Depois de todas as incertezas e ansiedades, quando muitos duvidavam de que este ano houvesse corridas de toiros em Portugal, devido à pandemia, finalmente vamos ter temporada no Campo Pequeno e acredito que o público não deixará de dizer 'presente!' numa noite com um significado tão especial", afirma Luis Miguel Pombeiro.

Foto M. Alvarenga