quinta-feira, 30 de julho de 2020

O primeiro dia do resto da vida de Luis Miguel Pombeiro


Os dados estão lançados e tudo está já a postos para a primeira grande corrida da temporada na Nossa Casa, a Catedral Mundial do Toureio a Cavalo, que esta noite se realiza a partir das 21h45, rodeada de todas as medidas de segurança impostas pelas autoridades sanitárias e pela IGAC.
O novo empresário Luis Miguel Pombeiro (na foto, com Miguel Alvarenga) - que no passado dia 11 deu o grande "pontapé de saída" promovendo a primeira corrida a nível mundial depois do desconfinamento em Estremoz - estreia-se hoje como gestor taurino da primeira praça do país, um "posto" ocupado no passado por nomes tão importantes da vida empresarial taurino como Manuel dos Santos, Manuel Gonçalves, Fernando dos Santos, João Borges e, mais recentemente, pela dupla Rui Bento/Paula Resende. Hoje é o primeiro dia do resto da vida de Pombeiro.
Empresário taurino há mais de trinta anos, Pombeiro enfrenta este novo desafio associado ao cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, com o qual gere igualmente, com a empresa Ovação & Palmas, as praças do Cartaxo, de Estremoz, de Azambuja, de Arruda dos Vinhos, de Idanha-a-Nova e da Terrugem (Elvas). É ainda apoderado do cavaleiro Duarte Pinto e do praticante Manuel de Oliveira, depois de já ter estado ligado à gestão da carreira de outros cavaleiros.
Pupilo do saudoso José Mestre Batista, chegou a ser cavaleiro tauromáquico amador, mas cedo decidiu focar todas as sua potencialidades e toda a sua aficion na actividade empresarial. Vila Nova da Barquinha foi a praça onde promoveu a primeira corrida no final da década de 80. Luis Miguel Pombeiro é também director do jornal "Olé!", que neste momento suspendeu temporariamente a sua publicação.
Para a temporada do Campo Pequeno projecta, como se sabe, a realização de seis corridas de abono e mais duas em Outubro. Depois da nocturna de hoje, realiza-se já dentro de uma semana, a 6 de Agosto, a segunda corrida da temporada com o grande atractivo da presença da ganadaria Murteira Grave e a comemoração dos 20 anos de alternativa da cavaleira Ana Batista, ao lado de Manuel Telles Bastos e Luis Rouxinol Jr. e dos forcados de Montemor e Vila Franca.
A terceira corrida será a 27 deste mesmo mês de Agosto, com toiros de Romão Tenório, os cavaleiros Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, os forcados de Évora e Aposento da Moita e uma homenagem ao cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas pelos seus 75 anos de alternativa.
Realizar-se-ão depois duas corridas no mês de Setembro, a 3 e 10, sendo uma mista, com toiros da ganadaria Vinhas a comemorar os 70 anos da sua fundação; e a outra, muito provavelmente, um mano-a-mano de dois cavaleiros com toiros de Veiga Teixeira; e a gala de encerramento do abono a 1 de Outubro, que será este ano a única corrida com cartel de seis cavaleiros da temporada na capital.
Luis Miguel Pombeiro projecta ainda a realização de mais duas corridas extra-abono no mês de Outubro, ambas de três cavaleiros e dois grupos de forcados, nas quais poderão tomar parte alguns dos triunfadores da primeira e da segunda parte do abono e também outros que não estão ainda contratados para o Campo Pequeno.

Fotos Carlos Silva/Arquivo