sexta-feira, 30 de julho de 2021

Apesar de alargado o horário dos espectáculos, corrida de 5ª feira em Lisboa mantém início às oito da noite

Embora não tenha ainda havido uma clarificação pormenorizada sobre a realização de espectáculos tauromáquicos abrangidos pelas novas regras de "libertação" ontem anunciadas pelo Governo, depreende-se do ponto 1 do comunicado do Conselho de Ministros que podem finalmente voltar a realizar-se espectáculos de toiros e de circo, que eram os que estavam até aqui proibidos em concelhos de risco elevado ou muito elevado.

Ressalve-se, uma vez mais, que, ao contrário do que foi apregoado por alguns responsáveis do sector tauromáquico, não houve "discriminação" alguma em relação às touradas e a prova está em que nos últimos dois fins-de-semana se realizaram corridas de toiros em Moura (duas), em Estremoz e em Évora. Não foram autorizados apenas os espectáculos agendados para concelhos que estavam classificados de alto risco ou de risco muito elevado.

O diploma que ontem foi aprovado em Conselho de Ministros e cujas medidas entram em vigor já no próximo domingo 1 de Agosto, estabelece (ponto 1 do comunicado) que "os espectáculos culturais em recintos de natureza fixa passam a ter uma lotação de 66% da respectiva capacidade" e decreta que "reabrem a generalidade das instalações, estabelecimentos e equipamentos que estavam encerrados, com excepção das discotecas, salões de dança ou de festa ou outros locais ou instalações semelhantes, e dos desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza".

Mais informa o Governo que "os estabelecimentos de restauração e similares ou os equipamentos culturais e desportivos passam a funcionar de acordo com o horário do respectivo licenciamento, com o limite das 02h00, ficando excluídos o acesso ao público para novas admissões a partir da 01h00".

Governo estabelece ainda que o acesso do público aos espectáculos culturais terá a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo ou do certificado de vacinação.

Este fim-de-semana, recorde-se, ficaram adiadas as corridas de toiros que estavam programadas para hoje em Paio Pires e nas Caldas da Rainha e para amanhã em Salvaterra de Magos, estando apenas confirmada a realização da corrida nocturna que amanhã, sábado, se realizará na Amieira (Portel).

Com as novas medidas que entram no domingo em vigor, fica assegurada a realização da corrida que na próxima quinta-feira 5 de Agosto inaugura a temporada do Campo Pequeno, em Lisboa. Mas apesar da nova "abertura" de horários, o empresário Luis Miguel Pombeiro manterá o início da corrida às 20h00, como estava anunciado.

Foto M. Alvarenga