segunda-feira, 26 de julho de 2021

Bini Moura: Carta a Diego Ventura

Benito (Bini) Moura, bandarilheiro retirado, sobrinho do Maestro Moura, reagiu também aos insultos de Ventura ao número-um do toureio e    equestre mundial e publicou na sua página do Facebook esta carta ao rejoneador:

Caro Diego Ventura,


Maestro Diego Ventura, sim Maestro porque és sem dúvida um Maestro do toureio a cavalo… E isso ninguém tem dúvidas porque o que já fizeste na Tauromaquia tem muito valor e deve ser respeitado.

Respeito esse, que nunca se deve perder.


Mas se tu o és, o que será então o senhor meu tio chamado João Moura?! A quem tu chamas de campino… Não terás um pingo de vergonha na cara para dizeres tal barbaridade?!


Dirigires-te da maneira como dirigiste à pessoa em questão, que só por acaso foi uma das maiores figuras e o maior revolucionário de todos os tempos na história do toureio a cavalo e não sou eu que o digo por ser seu sobrinho e por pertencer a esta família mimada como tu dizes.


E este Senhor, João Moura não precisa de apresentações porque foi o que foi e fez o que fez, e tu Diego, sabes bem e melhor que muita gente o mérito, a garra, a capacidade e paixão que ele tem pela profissão.

Porque mesmo com 61 anos e com 50 quilos a mais (como tu dizes), ainda continua a desafiar os mais novos e a ir à guerra “dentro da praça” e não nos bastidores como sempre foi seu apanágio, mesmo sabendo que não tem as faculdades que tinha quando tinha a tua idade… Sim quando tinha a tua idade, porque tem idade para ser teu Pai e não lhe devias faltar ao respeito da maneira como fizeste!


Quando pensares em não lhe chamar Maestro, lembra-te que ainda tu eras pequenino e já ele andava a “partir a cara” em muitas praças nacionais e internacionais. 


Lembra-te também que quando lhe quiseres chamar “campino” e não Toureiro, andes para trás no tempo e te recordes de toda a sua trajetória que fez no mundo da Tauromaquia. A mesma pessoa a quem chamas agora de campino, a quem dizes que não tem o dom de ser Maestro, é exatamente a mesma pessoa a quem chamavas um “Deus” e uma “referência” há uns tempos atrás…


Sempre te tive um enorme carinho e uma grande admiração e sabes disso! Ao contrário de ti, toda esta família mimada (como nos chamas), respeita toda a tua trajetória e tudo o que fizeste no mundo da Tauromaquia, que não foi pouco!

 

Agora, uma tremenda falta de respeito como tiveste perante o senhor meu Tio e à sua trajetória, é algo imperdoável!


Um Abraço Maestro!


Bini Moura


Foto M. Alvarenga