segunda-feira, 26 de julho de 2021

Pior a emenda que o soneto...

Miguel Alvarenga - A outro qualquer perdoava-se e se calhar até se entendia. A um figurão do toureio como Diego Ventura não se entende a postura, o exagerado egocentrismo (eu fiz isto, eu fiz aquilo, eu é que trouxe este e aquele e mais o outro a tourearem em Espanha, eu, eu, eu...) e sobretudo a falta de humildade, para já não dizer de educação, com que manteve tudo aquilo que escreveu ontem numa mensagem privada para o telemóvel do Maestro Moura. Que era o que estava em causa. E mais nada.

Ouvi atentamente a entrevista de Ventura esta noite a João Vasco Lucas no "Tauronews". Sinceramente, esperava outra postura. Faltou a Ventura inteligência - e conselheiros à altura - para sair por cima. Enterrou-se ainda mais. 1.300 pessoas assistiram à entrevista e 98% teceram (escreveram) comentários altamente negativos para Diego. Perdeu uma oportunidade única de ganhar uma batalha - que já perdeu.

Bem sei que a mensagem de Ventura para Moura era privada. Mas como quem não se sente não é filho de boa gente - e Moura é -, o Maestro achou por bem torná-la pública. A partir daí, Diego Ventura só tinha que se redimir, que reconhecer que a escreveu "a quente", pedir desculpas pela forma menos correcta - e menos educada - com que tratou e achincalhou (é esse o termo) a mais respeitada figura do toureio equestre mundial e, mais que isso, um Homem com idade para ser seu pai. Depois, poderia partir para o contra-ataque, com toda a legitimidade, e dizer de sua justiça, falar do que tinha achado mal das declarações do Maestro Moura na quinta-feira ao "Tauronews".

Nunca deveria - nem poderia - ter escrito a insultuosa mensagem que dirigiu a Moura, tocando-lhe em pontos íntimos, chamando-lhe "campino" depreciativamente, o que, ao mesmo tempo, ofende a figura dos Campinos e, muito mais, a do Maestro.

Eu repito: ouvi e voltei a ouvir a entrevista de João Moura e não encontrei em nenhuma das suas declarações nada de ofensivo para Ventura. Moura disse - e é verdade - que hoje não existe em Espanha competição no rejoneio. Pablo Hermoso tem o seu grupo de amigos, Ventura tem o seu e toureiam em separado e sem adversários que incomodem muito. E toureiam sobretudo toirinhos Murube, os "nhoc-nhoc" de que Salgueiro um dia falou.

Ventura sentiu-se atingido e considerou que Moura lhe faltou ao respeito. Tem o direito de interpretar como melhor entender as declarações de João Moura. Acusou-o agora de sempre ter toureado Murubes e de até ter criado ganadarias Murube em Portugal, casos das de Guiomar Moura e de Romão Tenório.

Ventura tem o direito de tudo - menos de ofender e faltar ao respeito, como ofendeu e como faltou, a um figurão do toureio como João Moura. Mais: hoje, na entrevista ao "Tauronews", reafirmou que mantinha tudo o que tinha escrito na mensagem privada que enviou ao Maestro. E vestiu o papel de vítima - quem me faltou ao respeito foi ele, eu que o ajudei e era seu amigo.

Mas como se isso não bastasse, afundou-se ainda mais quando João Lucas lhe abordou o caso de não tourear há seis anos no Campo Pequeno. Primeiro, foi porque Rui Bento tinha ligações à Casa Chopera, apoderados de Pablo Hermoso, e por isso não o quis trazer a Lisboa, apesar de várias vezes a negociação ter estado praticamente fechada com a Drª Paula Resende. Agora, foi porque Pombeiro lhe comunicou que os toiros de Charrua custavam mais 500 euros cada um e depois os foi colocar na corrida de Pablo, quando sabia que ele os tinha escolhido para uma das duas corridas que iria tourear em Lisboa, uma com João Moura para dar a alternativa a Paco Velásquez, outra com Rui Fernandes para dar a alternativa a Duarte Fernandes.

Resumindo e concluindo, Diego Ventura falou muito e disse quase nada. Teve esta noite na mão a maior das oportunidades para se retratar e recuperar a imagem que tão abalada e distorcida ficou por cá nas últimas horas. Em vez de o fazer, enterrou-se ainda mais. Deu muitos tiros para o ar e acabaram todos por lhe cair na cabeça.

É indiscutivelmente uma primeiríssima figura do rejoneio. Mas isso nunca esteve em causa. Nem estará.

Contudo e por mais 50 anos que toureie, dificilmente chegará um dia aos calcanhares do Maestro João Moura. Ele e qualquer um. Por isso, sobretudo por isso, pelo respeito que devia a um figurão do toureio - e que não teve - Ventura teve hoje nas mãos a grande oportunidade de se redimir e cair de novo nas graças da aficion portuguesa. Fez tudo ao contrário. 

E, acima de tudo, manteve, sem retirar uma vírgula, a insultuosa mensagem que ontem mandou a um Homem com idade para ser seu pai. 

Ninguém tem culpa de não ter bebido chá em pequeno. Mas, caramba, Ventura já tem uns anos valentes de figura do toureio e já conviveu com pessoas educadas em número suficiente para ser e proceder como um homenzinho.

Lamentável a entrevista. Pior a emenda que o soneto.

Fotos Tauronews/Facebook