sexta-feira, 30 de julho de 2021

Jaime Amante recorda as guerras anti-taurinas de Brigitte Bardot: "Já vi e vivi esse filme..."

Na cidade francesa de Béziers, o alcaide anda em guerra aberta com a fundação da actriz Brigitte Bardot, como sempre contrária à realização de espectáculos tauromáquicos. A propósito, Jaime Amante recorda neste artigo o "mesmo filme" que viveu em 1993 quando o grupo cómico-taurino-musical "El Bombero Torero", a que pertencia, foi actuar a Paris e se confrontou também com a oposição da antiga sex symbol do cinema

Jaime AmanteA quinze dias do começo da sua Feira Taurina, Robert Ménard, o alcaide (presidente da Câmara) da cidade francesa de Béziers anda de candeias as avessas com a Fundação Brigitte Bardot - que inundou a cidade com outdoor's protestando contra a realização das corridas de toiros e onde se lê: "Espectáculo garantido com sofrimento animal - Stop à corrida!".

Já vi e vivi este filme em 1993, concretamente um mês antes de actuarmos com “El Bombero Torero” em Paris no dia 4 de Junho.


A própria (a B.B.) opôs-se à participação do “El Bombero Torero” num grande evento que juntou ainda a Corrida Landaise e a Corrida Camarguaise numa produção monumental no Parque dos Príncipes.


Após duras negociações acabámos por actuar com a condição de não ferir e produzir sofrimentos aos novilhos do ganadeiro francês Jean Charles Pussac.


Como tudo correu bem em Paris, não houve "ordem de prisão" exigida pela já decadente actriz francesa. No entanto, em Fevereiro de 1994 fomos "todos de cana" em Setúbal. O juiz, no caso o empresário, permitiu uma "precária" para actuarmos na praça “Carlos Relvas”Em Setúbal, praça completamente cheia!


Na foto de cima, em Paris, comigo, os oito magníficos, Ramiro, Pepito e Rafita, e em baixo, Chanquette, Tazôn, Armando, Carlitos e Jimmy.


Na segunda foto, a nossa habitual brincadeira dos Irmãos Metralha que fazia a delícia dos mais pequenos.


Fotos D.R./@Jaime Amante